quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CyberBullying

O bullying, uma forma de agressão psicológica muito comum entre colegas de escola e de trabalho, invadiu com toda a força a internet, surgindo a expressão cyberbullying.

Uma pesquisa divulgada revela que quase 10% dos jovens dizem terem sofrido maus tratos no ambiente escolar e 17% passaram por isso na internet. Quem sofre violência na escola ou pela rede acaba perdendo o entusiasmo pelo ensino, a concentração e pode ainda desenvolver problemas mais graves como depressão.

Dados indicam que a maioria das vítimas do cyberbullying costuma se calar, chamado “sofrimento silencioso”. Os agressores estão sujeitos a cumprir medidas socioeducacionais, como fazer trabalho comunitário. Os pais também podem ter que responder a uma ação civil e pagar indenização à vítima.

Os filhos normalmente seguem o exemplo dos pais e isso pode deixá-los mais expostos em um ambiente onde a maioria das pessoas não tem muito controle. É interessante que os pais estejam inteirados do tipo de site e tecnologias que os filhos estão acessando ou usando. Não que se deva proibir o acesso à internet, mas seria interessante que os pais ensinassem os filhos a como lidar com esta ferramenta. E é importante não culpar as crianças vitimadas por esse tipo de comportamento, já que não é culpa delas não saber toda a extensão dos problemas que esse tipo de tecnologia pode criar.


Isabela,Pedro,Vinicius e Wagner 1°ano Médio

22 comentários:

  1. A internet veio para ajudar a comunicação entre pessoas distantes e em pesquisas escolares para melhor aprendizagem, mas veio para atraplhar tambem, causando muitas confusões entre os adolescentes.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Roiphe Lemos 1º em18 de novembro de 2010 às 21:19

    As pessoas principalmente os jovens deveriam "se tocar" do que deve ser falado ou não na internet. Tudo isso é questão de respeito e de uma certa forma de uma boa educação, pois se os pais ficassem mais de olho em que seus filhos fazem na internet, teria menos preconceito e menos brigas.

    ResponderExcluir
  3. A internet é o meio mais utilizado para a comunicação, mas com o passar do tempo esse meio rápido e fácil virou meio de ofender os outros, eu acho rídiculo uma pessoa usar a internet só para atingir outra pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia há muito cyberbullying que os próprios alunos criam perfis como do orkut e contam o que acontece com cada aluno na escola invadindo sua privacidade isso acaba gerando confusão na escola e acaba tendo bullying e até intervenção da policia por causa do perfil.

    ResponderExcluir
  5. O que eu mais vejo é gente chingando na internet outras tribos, principalmente emos.
    As pessoas "crescem" quando ofendem outros pela internet, mas na vida real a pessoa na maioria das vezes não faria nada se conhecesse a pessoa, pois é uma pessoa de atitude falsa ou algo do gênero.

    ResponderExcluir
  6. Com a globalização por meio da internet ficou mais fácil a comuncação, o cyberbullying veio junto pois as pessoas não precisam se identificar para fazer então acabou se tornando uma forma das pessoas criticarem outras sem levarem culpa.

    ResponderExcluir
  7. Gabriel Araújo 2º EM22 de novembro de 2010 às 15:20

    cyberbullying,é um meio de bullying feito pela internet,um lugar onde as pessoas não precisam estar frente a frente para trocar palavras,onde fica mais facil para o agressor, que se cresce diante dessa situação, como o adolescente que sofre bullying não podera fazer nada,é ai que eles se aproveitam,e abusam mais. Deveriam ser tomadas medidas mais drasticas para esse acontecimento,pois pra quem esta de fora não é nada de tão maldoso,mais a pessoa que sofre merece uma atençao maior e o direito de poder ir as escolas e a qualquer outro lugar sem esse ''medo''.

    ResponderExcluir
  8. Gabriela Miranda da Silva22 de novembro de 2010 às 19:07

    o cyberbullying é um assunto recente. Chegou com os meios de comunicação mais avançados tecnologicamentes. isso interfere no psicologico da pessoa e acaba dificultando suas socialização

    ResponderExcluir
  9. Como se ja não bastasse a internet virou ferramenta para se praticar bullying. A maioria dos adolescentes usa internet hoje em dia,em varias redes sociais como orkut e twitter. Essas redes sociais facilitam ao agressor chegar a sua vitima, prejudicando a mesma e a deixando perturbada, a ponto de se isolar, e o mais curioso nisso tudo, é que é por pura maldade,pois grande parte dos casos, é só pra tirar sarro. Lamentavel.

    ResponderExcluir
  10. Laryssa de Araujo Gorato 2°EM24 de novembro de 2010 às 16:05

    A internet atualmente é o meio mais rapido e mais utilizado de comunicação e isso deveria se uma boa coisa mas não é porque as pessoas usam de forma errada para postarem atos e as vezes até ações como em videos de briga.NA verdade o maior problema do cyberbulling é que mesmo depois de uma retratação pelo comentario ou ação preconceituosa é muito dificil tirar de circulação o que foi podytado então deveria se ter um pouco mais de responsabilidade com o que se coloca na internet pois pode e geralmente tem repercurçoes lamentaveis.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o bullying e uma forma da pessoa dizer o que não quer ouvir, então se uma pessoa fala ela também vai escutar, mas como na maioria das vezes somente a pessoa que escuta não fala nada, o bullying acaba se tornando uma forma de violência com aquele que “ eh diferente” ou as pessoa impõem defeitos.Por isso acho que isso é uma atitude muito imatura e fora dos padrões de uma pessoa civilizada .

    ResponderExcluir
  12. O bullying é uma forma idiota de se expressar, porque se algo lhe incomoda eu acho que deve ficar pra si e não fazer uma pessoa passar um vexame na frente de todas as pessoas, pois isso não é uma atitude exata de uma pessoa que quer o bem de todos , como o ser humano.

    ResponderExcluir
  13. O CyberBullying ultimamente se tornou muito comum, as pessoas acham bonito e engraçado zuar um menino que seja mais magro, mais gordo, e etc.. E na maioria das vezes, as crianças e adolescentes se calam porque existe ameaças ao seu redor, e a situação complica cada vez mais. Chega a ser lamentável a situação que o Brasil está em relação a preconceito,a "brincadeiras de mal gosto" através da internet.

    ResponderExcluir
  14. Realmente deveriam ser tomadas mais atitudes, como no caso da menina que falava de nordestinos em redes sociais logo após os resultados das eleições, porque realmente tem muitas pessoas expostas, como por exemplo o Orkut, muitas pessoas são xingadas diariamente porque simplesmente muitas pessoas acham engraçado.

    ResponderExcluir
  15. É ridículo,todo dia vemos nos jornais casos de pessoas que se sentem torturadas por suas colegas de classe,vizinhas e "amigas".

    ResponderExcluir
  16. Geralmente quem pratica este tipo de preconceito é que já sofreu o mesmo quando mais novo e não aprendeu a supera-lo. A internet hoje é um dos principais meios de comunicação, se não for o principal, mas ela também pode ser usada erroniamente como neste caso tanta é que já temos policiais que identificam estes crimes e prendem os preconceituosos porque preconceito é crime.

    ResponderExcluir
  17. O cyberbullying está cada vez mais sendo praticado pelos jovens, eles usam a internet porque é uma forma deles paticarem o bullying sem serem vistos. Os jovens que sofrem com isso, muitas vezes nao tem como denunciar porque não sabem que praticou a ação, como se ja nao bastasse o bullying nas escolas, agora o cyberbulying está dominando a internet.

    ResponderExcluir
  18. O cyberbullying é uma coisa horrivel que esta cade vez mais sendo praticado pelos adolecentes que não tem coragem de mostrar a cara e ficam atras do computadro falando grosserias para pessoas que não tem nada a ver e acabam virando vitimas nessa historia toda.Sites de relacionamento estão virando o principal veiculo do cyberbullying já outros como o da revista capricho já fazem uma campanha contra o bullying e o cyberbllying para concientizar os adolecentes de que praticar isso é a maior bobeira.

    ResponderExcluir
  19. O pior de tudo é que o bulling, na maioria das vezes é tratado como uma brincadeira, normal...
    Deve-se saber destinguir brincadeiras inocentes de bulling, e quando se perceber que alguma criança esta sendo vitima de bulling, é preciso recorrer a escola ou aos pais da outra criança.
    Bulling é assunto serio e çpode prejudicar seriamente a vida e o desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
  20. Na internet somos capazes de estar conectados com varias pessoas ao mesmo tempo e estar falando com pessoas que nem conhecemos.
    Isso facilita ainda mais a pratica do cyberbullying, pois o agressor moral pode dizer o que quiser sobre uma pessoa e nao é capaz de ser identificado, o que facilita ainda mais a ação desses covardes.
    Já a pessoa que sofre esse bullying pela internet se sente muitas vezes reprimida e acabam ficando inseguras. No que acarreta em varios problemas no convivio social.
    Acredito que devemos divulgar cada vez mais esse tema, como uma forma de repressão a esse agressor invisivel.Isso pode ser uma forma de reprimir essas atitudes. O que nao podemos é ficar parado, sem tomar nenhuma atitude sobre isso.

    Caio César Franco De Lima =)

    ResponderExcluir
  21. É muito ruim Ler ou ouvir falar Que até na internet Esta havendo Bullying(CyberBullying).
    Pessoas Que antes Faziam a prática dessa agressão nas escolas,estão indo para a internet(Msn,Orkut,Twiter)por ser um lugar que você pode se passar por qualquer pessoa e nunca ser encontrado e dessa forma,nunca ser punido.

    ResponderExcluir
  22. É muito triste ser humilhado, ainda mais por um "defeito" que nos dói em ser comentado. Acho deveriamos respeitar as pessoas como elas são, afinal, NUNCA SE SABE O DIA DE AMANHÃ ...

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.