sábado, 20 de novembro de 2010

Preconceito

Preconceito

A pena de prisão imposta pelo Estado ao condenado tem como objetivo fazê-lo refletir sobre o porque de ser punido.

Estes estaram, mesmo após ter cumprido a pena que foi estabelecida, marcado para sempre pelo etigma de ser um ex-presidiario.

Todo esse preconceito e deficiencia no sistema judiciario, faz com que haja uma espécie de ciclo na maioria das vidas dos ex-presidiarios: Primeiro são presos, e quando soltos não há uma reincerção social do individuo, pois é dificil conseguir um emprego pelo preconceito e a falta de preparação que há dentro da cadeia, sabendo que muitas delas são obrigadas a educar os presos, o que faz muitos voltarem ao mundo de antes da prisão, roubão e voltam a cadeia.

42% de ex-penitenciários volta a praticar crimes e acaba na prisão mais uma vez. Ou seja, o sistema pune, mas não consegue cumprir a função de educar e de capacitar essas pessoas para enfrentar as mesmas condições que as levaram a praticar o primeiro delito. Como disse à Gazeta do Povo o coordenador nacional do Mutirão Car cerário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, é preciso dar oportunidade aos egressos. Mas é muito difícil isso acontecer no modelo atual tendo em vista o déficit de 180 mil vagas no siste ma penitenciário. “Em presídio superlotado”, diz ele, “não se consegue fazer curso de capacitação, de educação, alfabetização e muitos presos são analfabetos funcionais.”


"sou uma ex-presidiaria e sofro com preconceitos sobre trabalho, e porque também tenho tatuagens. Tenho 44 anos, tenho 3 filhos e 2 netos.

A falta de emprego pra muitos ex-presidiarios fazem com que eles voltem ao crime. Eu fiquei viúva recente, em agosto, mas estou bem e não quero voltar a vida de antes, e sei que poderia estar melhor trabalhando, mas o preconceito me atrapalha bastante." - Valéria

5 comentários:

  1. Na sociedade hoje a ignorancia reina, em relação ao assunto de ex-presidiários, é muito difícil de alguém aceitá-lo em um estabelecimento, pois seus antecedentes o marcam, é ai que o governo falha, pois deveria tomar a atitude de dar cargos de trabalho para esses ex-predisidiarios, para que tenham chance de viver em sociedade. Hoje o que foi anteriormente dito não acontece, portanto a sociedade continua tratando eles como marginais,apesar de ja terem cumprido sua pena.

    Bruno Valle Silva

    ResponderExcluir
  2. isso realmente é injusto, a pessoa vai para a prisão para pagar pelo que fez, e quando paga tenta ganhar a vida do jeito certo novamente e não consegue!
    esse ciclo é bem transparente, mais do que deveria.

    ResponderExcluir
  3. O preconceito contra ex-presidiarios sempre existiu mas tem vezes que exageram um pouco.
    se o individuo foi preso é porque fez algo de errado e na prisão tem de refletir sobre seu erro para quando sair ser alguém melhor do que quando entrou.
    A pessoa quando sai da cadeia e quer se reestruturar a primeira coisa que faz é procurar emprego só que tem um problema: ninguém quer um ex-presidiario na sua empresa porque tem medo de que este possa cometer o mesmo erro.
    Todos tem um direito de ter uma segunda chance porque errar é humano mas se errar novamente já passa à ser burrice, e você só pode falar algo deste individuo se ele cometer o erro novamente, antes disso por que não dar uma novo chance para ele?

    ResponderExcluir
  4. Esse lado do preconceito é bem delicado ,porque temos que observar as opções de um ex-presidiários. Essas pessoas tem o direito de se integrar novamente a sociedade,porem ninguem quer conviver com alguem que tenha antecedentes crimiminais.Mas temos que pensar do lado prático da situação, se uma pessoa que acabou de sair da detenção nao tiver apoio social para adquirir um emprego, o trajeto mais obvio é voltar ao crime.Por isso vamos acabar com tal barreira!

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma coisa que acontece muito, pessoas que se sentem rejeitadas e vão para o mundo do crime. Tem que mudar essa atitude e não apenas a prisão deve dar oportunidade para eles verem que o que estão fazendo é errado, as oportunidades de trabalho para eles devem aumentar para não voltarem a vida que tinha antes

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.