quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Qual a real função do político no Brasil?

Como realmente funciona o poder no Brasil? O que aquele homem que pede votos pretende fazer?Isso será bom para o bairro, para a cidade ou para o país?Através deles poderemos liquidar a dívida externa ou mudar a visão de subdesenvolvidos?

As questões são muitas e algumas vezes permanecem sem resposta. Para evitar que as dúvidas eternas se mantenham, é necessário que de quatro em quatro anos, nos dediquemos mais ao que ocorre no poder do nosso território.

Eleição não é um simples toque em uma simpática maquininha, é a opção de mudar o que nos incomoda e prejudica. A alternativa de fazer do Brasil e do seu povo mais do que antiga colônia. Fazer dele um descobridor.

Aqui está um breve resumo das supostas funções dos candidatos eleitos no dia 3 de outubro:

Presidente- Tem como função nomear os ministros que vão cuidar de assuntos estratégicos. Deve cuidar da relação do Brasil com os outros países, movimentando a economia e divulgando a imagem do país no exterior. Além disso, ele faz as leis aprovadas no congresso se transformarem em benefícios para a população.

Governador- É o chefe do Poder Executivo no estado, comanda a segurança e nomeia secretários. Faz as leis aprovadas na Assembléia se transformarem em benefícios para a população. Administra os investimentos regionais, garantindo que os municípios cresçam igualmente.

Senadores- Tem como função fiscalizar o presidente, o vice e os ministros e ajuda a decidir sobre o orçamento nacional e a utilização do dinheiro público. Elabora leis que trazem benefício para os eleitores do seu estado. Toma decisões importantes sobre acordos a níveis internacionais.
No Brasil temos 26 estados e o Distrito Federal. Desta forma, existem 81 senadores no país.

Deputados Federais- Tem as mesmas funções do deputado estadual só que a nível federal. Também tem a responsabilidade de criar as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Trabalham em Brasília, na Câmara dos Deputados.

Deputados Estaduais- Tem como função fiscalizar o governador, o vice e os secretários e ajuda a elaborar o orçamento estadual. Propõe leis de interesse estadual que se transformam em benefício para a população.
No Brasil o estado mais populoso (São Paulo) conta com 70 deputados e os menos populosos com 8. Desta forma, existem 513 deputados federais no país. Trabalham na Assembléia Legislativa nas capitais estaduais.

Políticos, nos atuais dias, nada mais são do que motivo de piada para as pessoas que os elegem e o único jeito de acabar com isso é fazer com que eles utilizem o poder que lhes foi confiado da maneira correta, é aprender a utilizar nosso voto da maneira certa.


Arnaldo,Daniel,Isabela e Juliana

1ºano

8 comentários:

  1. O bom seria se todos que fossem eleitos desempenhassem bem suas funções sem roubar dinheiro público.

    ResponderExcluir
  2. O texto deixa bem claro o que cada político deve fazer e o que representam.Todos tem uma tarefa muito importante no país e lá fora.

    ResponderExcluir
  3. Essa matéria nos ajuda a saber o que cada representante exerce e dessa forma fica mais fácil cobrar pelas promessas feitas.

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas não dão importancia aos ''pequenos cargos'' como deputado federal e estadual e acabam votando em qualquer candidato por conta do grande número de pessoas candidatadas. É importante sabemos que esses cargos são tão importantes quanto os outros, pois sem aprovação deles não teríamos muitas leis e benefícios que temos hoje.

    ResponderExcluir
  5. É bom sabermos o que cada candidato exerce, assim, poderemos ter uma visão do que ele pode exercer e tambem incentivando às pessoas a ir pesquisando seus candidatos e sabendo que podem fazer.

    ResponderExcluir
  6. Com esse texto, conseguimos votar com mais consciência pois sabemos a função de cada um.

    ResponderExcluir
  7. Caio César Franco De Lima =)16 de novembro de 2010 às 17:16

    Vimos em quais áreas os políticos atuam, sendo assim podendo votar com mais firmeza em nossos escolhidos, pois agora sabemos aonde ele vai atuar; e com isso podemos cobrar o que não foi feito. O que nos falta agora é pesquisar o passado dos candidatos e colocar uma pessoa que mereça e que tenha mérito para estar na política.

    ResponderExcluir
  8. Esse texto deixou bem claro o que cada político exerce, deu dimensão de como tudo realmente funciona.

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.