sábado, 20 de novembro de 2010

Preconceito

Que o preconceito em qualquer uma de suas formas é uma pratica repreensível já é de senso comum, mas hoje queremos falar um pouco mais sobre o preconceito religioso. Está na constituição brasileira a liberdade de crença e de culto mas não é bem assim que as coisas acontecem no nosso país e também no mundo.As vezes o fato de uma pessoa ser dessa ou daquela religião faz com que a ela se sinta mais importante que o próximo e por isso o desrespeita por ser de uma religião diferente.Outro tipo de preconceito também inserido no preconceito religioso é o preconceito espiritual que nada mais é que o que se observa em nossas igrejas. Por exemplo, alguns pentecostais se acham mais santos do que os tradicionais, ou ainda alguns destes crêem ser mais fiéis a Deus do que os primeiros. Muitas pessoas que têm o dom de língua menosprezam os demais, crendo que pelo fato de "falar a língua dos anjos" são mais poderosos, como se “pudessem amarrar o diabo com mais facilidade”. A irmã que usa saia rachada é impura; a outra que apara o cabelo é mundana; o irmão que usa cavanhaque é profano; o outro que veste a roupa da moda é irreverente. Tudo isso é simplesmente uma forma de separar as pessoas pelo seu estilo por que não dizer, simplesmente pelo fato de querer ou não se comportar de tal maneira. Outro assunto que ainda deveria ser discutido é o ensino religioso nas escolas. Uns encaram esse ensino como uma forma de mostrar que no fundo todas as religiões são importantes e que cada uma delas tem suas semelhanças e suas divergências, mas acima de tudo que o objetivo desse estudo é ensinar como ser mais tolerante e flexível, por outro lado há aqueles que acham esse ensino religioso é uma forma de fazer apologia a essa ou aquela religião. Qual a sua posição sobre isso?

Espero que isso tenha sido de alguma maneira importante para vocês. Até a próxima postagem.

7 comentários:

  1. Gabriela Miranda da Silva22 de novembro de 2010 às 18:42

    Na minha opinião o preconceito de religião como todos os outros tipos de preconceito, vem junto com a falta de conhecimento e de respeito as pessoas. O livre arbítrio, nesse caso, permite que cada individuo decida por aquela religião que acredita, ou até mesmo quando não se acredita em nenhuma religião, o fato é que todos devem respeitar a escolha do outro.

    ResponderExcluir
  2. Existem muitos tipos de preconceito, socioeconomico, preconceito com mulher, com religião, com estilo, e com a aparência das pessoas. Todos são graves e não existe um que sejá pior do que o outro, a educação vem dos Pais desde criança. Pois o preconceito um dia pode ser com você mesmo.

    ResponderExcluir
  3. concordo, mas na minha opinião, hoje em dia a religião foi banalizada, desde quando para ter fé precisa pagar ? porque até existem igrejas que tem maquinas para cartão de crédito. Isso é um absurdo !!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito bom esse post porque fala bem sobre o que realmente, o preconceito principalmente com os ateus, só porque eles não acreditam em nenhum deus eles tem que ser postos de lado pela sociedade e as pessoas acabam fazendo pré conceitos deles achando q só porque n acreditam em deus são pessoas, mas para a população

    ResponderExcluir
  5. O racismo uma atitude ignorante, e intolerante, principalmente aqui no Brasil, onde a maioria da população, é descendente de negros africanos e mulatos. Mas ninguém assume seu preconceito, oque existe hoje aqui no Brasil na verdade é um preconceito disfarçado, que esta escondido, camuflado.
    Mas a verdade é que ninguém encara isto seriamente e quando atitudes contra isso acontecem causa estranheza na população, e a pergunta que fica é por que estranhesa se a Constituição Brasileira diz que qualquer pessoa que se sentir humilhada, desprezada, discriminada, etc...por SUA COR DE PELE, religião, opção sexual, etc... pode recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade. A sociedade precisa amadurecer neste contexto,(e em muitos outros também) e quem se sentir humilhado ou etc, procurar seus direitos.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que esse tipo de preconceito é tao quanto sem noção como os outros.
    Temos que cada vez mais tocar nesses assuntos, para ver se a sociedade deixe de lado essa ignorancia, para que todos possam "sair da caverna" e enxerguar o mundo da luz !

    Caio César Franco De Lima =)

    ResponderExcluir
  7. Na minha opiniao, a sociedade deve entender de uma vez por todas que cada um tem sua propria crença, e que elas nao te tornam uma pessoa melhor ou pior. As diferenças é que criam a sociedade e todos devemos nos respeitar. Todo tipo de preconceito é grave e só traz coisas negativas para nós.

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.