quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Preconceito Racial

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas diferentes e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferiridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.

Quando houve os primeiros contatos entre conquistadores portugueses e africanos, no século XV, não houve atritos de origem racial. Os negros e outros povos da África entraram em acordos comerciais com os europeus, que incluíam o comércio de escravos que, naquela época, era uma forma aceite de aumentar o número de trabalhadores numa sociedade e não uma questão racial.

No entanto, quando os europeus, no século XIX, começaram a colonizar o Continente Negro e as Américas, encontraram justificações para impor aos povos colonizados as suas leis e formas de viver. Uma dessas justificações foi a ideia errônea de que os negros e os índios eram "raças" inferiores e passaram a aplicar a discriminação com base racial nas suas colônias, para assegurar determinados "direitos" aos colonos europeus. Àqueles que não se submetiam era aplicado o genocídio, que exacerbava os sentimentos racistas, tanto por parte dos vencedores, como dos submetidos, como os índios norte-americanos que chamavam os brancos de "Cara pálidas".Podemos citar uma forma de racismo bem famosa, NAZISMO.

O ingles Houston Stewart publicou várias obras sobre a superioridade ariana e Alfred Rosenberg tambem publicou obras que reforçaram essa superioridade racial.

Estas foram aproveitadas pelo programa político do nazismo visando à unificação dos alemães utilizando a identificação dos traços raciais específicos do povo dos senhores. Como a raça alemã era bastante miscigenada, isto é, não havia uma normalidade de traços fisionômicos, criaram-se então raças inimigas, fazendo desta forma surgir um sentimento de hostilidade e aversão dirigido a pessoas e coisas estrangeiras. Desta forma, os nazistas usaram da xenofobia associada ao racismo atribuindo a indivíduos e grupos sociais atos de discriminação para amalgamar o povo alemão contra o que era diferente.


Camila,Daniel,Lucas e Renata 1°ano Médio

16 comentários:

  1. Pedro Roiphe Lemos 1º em18 de novembro de 2010 às 21:26

    Pelo que podemos observar esse preconceito é um dos mais comuns, mas as pessoas esquecem que mesmo sendo de cor diferente, somos HUMANOS!
    As pessoas precisam pensar melhor antes de falar, fazer alguma bobagem.

    ResponderExcluir
  2. O preconceito racial é um dos problemas mais falados ate hoje, e um dos crimes mais fortes. As leis q existem contra o preconceito racial parece que não fazem muito efeito, pois assim mesmo ele continua existindo. Isso é uma das coisas mais injustas que tem, julgar o outro apenas pela cor.

    Quem tem preconceito não aceita viver ou respirar o mesmo ar do negro e acha que estão certos, assim eles não ficam com medo da lei por se acharem superior, mas na verdade apenas paga para não ser preso, e ai como fica a justiça? Essa é uma pergunta que vamos fazer pro resto da vida.

    ResponderExcluir
  3. Gabriela Miranda da Silva22 de novembro de 2010 às 19:02

    gostei principalmente da parte dessa parte "O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial" pois explica tudo. o ser humano pensa que é superior ao outro por conta da sua raça, e essa é uma visão extremamente antiga. Esse preconceito se torna o mais doloroso. Hoje em dia, ainda existe muito dessa realidade, muitas vezes em uma vaga de emprego um branco que exerce a mesma função de um negro, acaba recebendo mais. Então, acredito que não só o Brasil,mais os outros paises do mundo, ainda precisam ir fundo na luta contra esses problemas sociais.

    ResponderExcluir
  4. o preconceito existe em todo lugar. Mas o mais expressivo até hoje ainda é o preconceito racial que erdamos desde os tempos das colonizações.
    Este tipo de preconceito é tipico de pessoas ignorantes porque o mais importante não é a raça e sim o que a pessoa tem a te oferecer.

    ResponderExcluir
  5. Laryssa de Araujo Gorato 2°EM24 de novembro de 2010 às 16:16

    Acho que o preconceito racial é o que mais está na midia e o que na teoria mais se luta contra mas tambem ja esta embutido na nossa cultura pois estão em comentarios e piadinha que ainda passam despercebidos por isso o preconceitoesta em todos os lugares mesmo que muita gente ainda finja que não e isso pode ser mudado mas ainda vai levar um tempo...

    ResponderExcluir
  6. josé Luiz de Campos Junior24 de novembro de 2010 às 21:24

    O preconceito Racial para mim é uma dos piores porque muitas vezes é comparando um ser humano comum com um animal irracional sendo inferior ao homem branco tanto para praticas de serviços como apenas para humilhação.

    ResponderExcluir
  7. O preconceito Racial para mim é uma dos piores porque muitas vezes é comparando um ser humano comum com um animal irracional sendo inferior ao homem branco tanto para praticas de serviços como apenas para humilhação.

    ResponderExcluir
  8. A escola, infelizmente, é um dos lugares onde encontramos esse tipo de preconceito chamado bullying, pois é onde temos uma grande concentração de adolescentes em desenvolvimento, onde uma pessoa quer tenta se sobressair em relação as outras, tentando se mostrar superior à elas.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de muitas pessoas lutarem contra o preconceito racial, ainda podemos percebe-lo dentro das pessoas e do Brasil. Podemos encontrá-lo nos muitos apelidos ofensivos, até mesmo em grupos de amigos.
    Até hoje percebemos que muitas escolas particulares não tem uma quantidade de alunos negros, em relação aos brancos, e os pouquíssimos que tem, sofrem o preconceito, muitas vezes de seus amigos. Boa parte das pessoas não tem nem idéia do que é sofrer o racismo, e por isso continuam xingando, dando apelidos e excluíndo determinadas pessoas, por sua cor, ou deficiência.

    ResponderExcluir
  10. Esse é o preconceito mais antigo e mais dificil de combater. As pessoas não tem noção da ofensa que pode ser pra um ser chamado de negão,de japa ou de paraíba.Mesmo que outras nem se incomodem as que se sentem descriminadas deveriam se manifestar.

    ResponderExcluir
  11. Acho que praticas de preconceito são ridículas e totalmente fora de contexto, mexendo assim com a ética e a maturidade humana.Um exemplo mais execultado é o preconceito racial que hoje em dia no século 21 ainda há ,e que deveria acabar no século 19 atraves da lei Áurea e nunca ter existido no contexto que somos todos iguais com tonalidades de pele diferentes.

    ResponderExcluir
  12. Esse preconceito não deveria nem existir. Não é a cor da pessoa que define quem ela é, mas sim o carater dela. Julgar pela cor é o pior erro da humanidade.

    ResponderExcluir
  13. O preconceito racial é o que esta mais na midia,ele é um preconceito ridiculo, se o mundo olhase mais pra dentro das pessoas e não pra cor delas o mundo seria bem mais igual! e não terias casos como o apartheid na Africa e o dia 20 de novembro como feriado em algumas cidades aqui no Brasil que na minha opinião só é mais uma forma de preconceito racial quer dizer tem que ter um dia especial pra se comemorar ser negro e, aonde esse feriado não existe quer dizer que tambem não existem negros? Nos EUA brancos e negros não podem morar no mesmo bairro em que mundo vivemos hoje em dia que a cor da pessoa é mais importante do que ela é por dentro !

    ResponderExcluir
  14. O que nos resta é ter fé, para que em um futuro proximo esse preconceito e todos os outros, desapareçam da sociedade. Isso ja devia ter acabado a muito tempo, mais infelizmente temos pessoas nas sociedades que são extremamentes ignorantes e julgam uma pessoa pela sua raça ou por alguns outros termos nao "aceitos" na sociedade.
    o Preconceito de genero, raça e sexo tem que acabar, pois cada vez mais estamos vendos noticias diarias em torno da violencia que gera esses preconceitos.

    Caio César Franco De Lima =)

    ResponderExcluir
  15. No Mundo Em que nós Vivemos,Pessoas Deixam a cor de pele demonstrar o carater de uma pessoa.Esse tipo De Jugamento feito pela nossa Sociedade,é totalmente Errado,Nunca se deve Deixar uma símples cor de pele,dizer tudo sobre uma pessoa .
    Espero que um dia nossa sociedade Mude Um Pouco esses Pensamentos.

    ResponderExcluir
  16. O preconceito racial é uma coisa bem objetiva, pois ele vem das raízes do povo branco, então pra alguns é comum descriminar o outro apenas pela cor de pele. Isso deveria ser banido, pois não é só porque a pessoa é negra que ela é inferior a ninguém.

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.