1ª Série




Voto em trânsito:
As pessoas que estão fora de seu domicílio devem fazer o voto em trânsito, permitindo-as que participem das eleições presidenciais em uma seção especial somente realizada nas capitais
Esse ano São Paulo, Belo Horizonte e o Distrito Federal são as capitais com mais votos em trânsito.
Assim como o voto é obrigatório, o voto em trânsito para pessoas fora de seu domicílio deveria ser, mas essas pessoas podem justificar a ausência nas eleições.

Voto no exterior:
Esse tipo de voto é parecido com o voto em trânsito, mas ao invés de estar fora do domicílio o eleitor esta fora do país.
O voto no exterior é organizado pelas Embaixadas e Consulados do Brasil e é somente para as eleições presidenciais e para votar o eleitor deve ser recadastrado na Embaixada ou consulado da jurisdição de sua residência.
Este voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos.

Justificativa:
A justificativa tem quer ser apresentada no dia da eleição ou nos 60 dias depois, a ausência em cada turno das eleições deve ser justificado individualmente.
Para isso é necessário comparecer a qualquer seção eleitoral ou posto exclusivo de justificativa. A exceção para a justificativa é se o eleitor está doente e altamente debilitado em um leito de hospital
O juiz da zona eleitoral, para onde será enviada a justificativa, é quem decidirá se considerará ou não as alegações apresentadas, o eleitor pode justificar quantas vezes forem necessárias.

Alunos:
Marcela, Mário, Vagner e Vinícius
1ª série

Um comentário:

  1. Os alunos que criaram esse texto estão de parabens, otimo resumo sobre tudo o que os eleitores precisam saber sobre as eleições que estão chegando. Temos que votar conciente, independente de onde estivermos. Acabamos de ter uma bela de uma explicação sobre o que devemos fazer caso nao conseguimos votar. ~Então sem desculpas, e vamos resolver o futuro do nosso Brasil. Daniel Rodrigues

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.