quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Voto em trânsito:

As pessoas que estão fora de seu domicílio devem fazer o voto em trânsito, permitindo-as que participem das eleições presidenciais em uma seção especial somente realizada nas capitais

Esse ano São Paulo, Belo Horizonte e o Distrito Federal são as capitais com mais votos em trânsito.

Assim como o voto é obrigatório, o voto em trânsito para pessoas fora de seu domicílio deveria ser, mas essas pessoas podem justificar a ausência nas eleições.

Voto no exterior:

Esse tipo de voto é parecido com o voto em trânsito mas ao invés de estar fora do domicílio o eleitor esta fora do país.

O voto no exterior é organizado pelas Embaixadas e Consulados do Brasil e é somente para as eleições presidenciais e para votar o eleitor deve ser recadastrado na Embaixada ou consulado da jurisdição de sua residência.

Este voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos.

Justificativa:

A justificativa tem quer ser apresentada no dia da eleição ou nos 60 dias depois, a ausência em cada turno das eleições deve ser justificado individualmente.

Para isso é necessário comparecer a qualquer seção eleitoral ou posto exclusivo de justificativa. A exceção para a justificativa é se o eleitor está doente e altamente debilitado em um leito de hospital

O juiz da zona eleitoral, para onde será enviada a justificativa, é quem decidirá se considerará ou não as alegações apresentadas, o eleitor pode justificar quantas vezes forem necessárias.

Tanto o voto em trânsito como o voto no exterior são importantes, pois mostram que as pessoas que fazem esses tipos de votos estão interessadas no futuro e no presente do Brasil, elegendo o candidato que acham melhor como presidente. Também é uma forma dos eleitores fora de seu domicílio exercerem seus direitos.

A justificativa para alguns é só um meio de não pagar multa por não votar, mas para outros a justificativa é feita pela falta de informação, como por exemplo, sobre o voto em trânsito.


http://resumododia.com/justificativa-eleitoral-eleicoes-2010.html

http://www.tre-ms.gov.br/eleitor/voto.html

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4625583-EI15311,00-SP+BH+e+DF+sao+as+capitais+com+mais+votos+em+transito+este+ano.html

http://www.brazilembcairo.org/VOTO.htm

Alunos: Marcela, Mario, Vinicius e Wagner

4 comentários:

  1. O voto em trânsito é um direito importante para que se possa exercer a nossa cidadania. A burocracia que o cerca acaba sendo necessária para que não haja manipulação e o uso indevido do voto.

    ResponderExcluir
  2. Laryssa de Araujo Gorato 2° ano4 de outubro de 2010 às 22:55

    Achei este texto bem explicativo e interessanto pois muita coisa que estava nele eu nao sabia.Na verdade quase tudo.Achei muito interessante a justificativa do voto ter de ser julgada como uma alegaçao aceitavavel ou não pra mim se voce simplesmente justificasse o seu voto fiacaria tudo bem.
    O grupo que preaprou esse texto esta realmente de parabens pela forma que expuseram as informações pois ficou bem facil de entender mas mesmo assim bastante completo.

    ResponderExcluir
  3. Antes de votar e preciso saber os tipos de voto, e se é possível votar fora de seu estado ou em alguns casos fora do até mesmo do país. O voto em trânsito ajuda a eleitores que estão fora de seu domicilio a votar, e diminui o numero de justificativas após a eleições. Gostei do texto, uma vez que, os jovens eleitores, como eu devem e querem saber mais sobre as eleições e sobre o voto.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é muito importante saber nossos direitos e deveres com as eleições,mesmo quando não podemos votar.

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.