sábado, 25 de setembro de 2010

Os financiamentos das Campanhas públicas

O dinheiro na política tem papel-chave, pois  quanto mais recursos um candidato tem, mais ele poderá aplicar em sua imagem e assim será eleito com mais facilidade. Os candidatos que não têm uma boa visibilidade na mídia, entram em legendas famosas para conseguirem se elegerem. O volume de recursos utilizados, mídia e dinheiro são fortes indicadores para prever o resultado.
O financiamento  inclui todos os gastos dos partidos e de todos os candidatos inclusos no mesmo, das pessoas responsáveis pela administração das eleições e das responsáveis pela representação. Não há recursos públicos específicos, eles usam recursos próprios ou recursos de beneficiadores dispostos a investirem nas campanhas para depois de ser eleitos, haver um retorno financeiro. Esses financiadores podem ser tanto pessoas físicas como empresas. O mais comum é receber esse financiamneto por uma  empresa; sem o apoio empresarial é praticamente impossível haver grandes investimentos.
 As razões para a empresa dar esse apoio são diversas. Uma delas  é o reconhecimento de que partidos e candidatos precisam de recursos suficientes para financiar a competição e não há outra fonte disponível para conseguir tais recursos. Mas depois que o candidato apoiado for eleito, ele irá “devolver” o dinheiro em diversas forma tais como  isenção de impostos, liberação para investir em lugares proibidos pela prefeitura ou ainda para tirar a empresa de uma situação negativa.
alunos: Rebeca, Felipe ,Caique e Gabriela  - 1ª série

4 comentários:

  1. Esse post deixa claro onde a verba dos impostos vai parar.

    ResponderExcluir
  2. O que acontece é uma visível troca de favores que pode prejudicar e muito a população.

    ResponderExcluir
  3. Camila Batista 1ºano3 de outubro de 2010 às 19:49

    Ficam bem claras as verdadeiras intenções das empresas ao investir nos candidatos. Depois de eleitos eles devem retribuir o favor, assim acontece a corrupção.

    ResponderExcluir
  4. A verba é boa para a divulgação do candidato, mas as formas na verdade acabam sujando a própria imagem, pelo menos pra mim.
    Partidos que gastam milhões para fazer um vídeo ridiculo da Mulher Pera, ou aquelas "chuvas" de papel do candidato no meio da rua me dão raiva de tamanha futilidade.
    Como tem cabimento um candidato dizer que vai limpar as ruas de São Paulo e no dia das eleições distribuir papelzinhos que só vão entupir a cidade ?

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.