terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Por Um Trânsito Solidário

 Projeto – Por um trânsito solidário

Esse projeto tem como meta aliar o concurso educacional da CET aos objetivos de séries, elaborados pelos professores, coordenação e direção de nosso colégio, e aos objetivos específicos das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História.
Os alunos devem ser incentivados a ações que os tornem indivíduos críticos, argumentativos e agentes de suas próprias histórias; que reconheçam que suas ações cotidianas são responsáveis pela formação da sociedade em que vivem; que percebam a necessidade de atitudes responsáveis, para si e para o outro; que sejam éticos buscando não tirar proveito de situações; que se tornem acolhedores com as dificuldades alheias; que tenham maior compreensão, não só com os seus desejos, mas com o dos outros também.
Como um concurso sobre trânsito pode nos ajudar a alcançar esses objetivos?
O tema proposto pelo CET, segurança no trânsito, proporciona o trabalho com diversos conceitos formadores, tais como responsabilidade, respeito, ética e cidadania, conceitos estes que embasarão as ações e atividades propostas.
Os alunos do ensino médio irão, após pesquisa e discussão em grupo, produzir materiais, tais como vídeos, jogos de tabuleiros, desenhos para colorir, placas de sinalização, jogos interativos de trânsito, cantigas de roda entre outros. Estes materiais servirão de base para que os alunos, chamados de tutores, de uma forma lúdica e dinâmica, passem o conteúdo que embasará os trabalhos dos alunos tutelados, das turmas do infantil ao fundamental II.
Os temas indicados pela CET estão divididos em categorias:

QUEM PARTICIPA
TRABALHO
TEMA
Alunos de Educação Infantil (que tenham 3 anos ou mais)
Colagem
O que vejo no trânsito no meu caminho a pé casa/escola
Alunos do 1º ao 3º ano
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do 4º e 5º anos
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do 6º e 7º anos
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do 8º e 9º anos
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do Ensino Médio
História em Quadrinhos
Pedestre: Eu respeito


As turmas tutoras e seus tutelados estão assim divididas:
TUTORES
TUTELADOS
3ª série do EM
Infantil; 8º e 9º anos
2ª série do EM        
1º ao 5º anos
1ª série do EM
6º e 7º anos

O período do projeto é do dia 23 de maio ao dia 20 de junho.


16 comentários:

  1. Trabalhar com os pequenos de novo, que lindo hahaha

    ResponderExcluir
  2. Muito bom trabalhar com as crianças! Trazem um retorno muito gratificante

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que os alunos do infantil e fundamental aprenderão muito sob a orientação do ensino médio. O projeto anterior foi muito produtivo e a expectativa para este está enorrrrrrme. Caprichem!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse projeto porque faz melhorar a condição de vida das pessoas no transito com soluções para melhorar. Uma dica pra se dar melhor no transito é pegar caminhos alternativos e outra é prestar atenção e não ter curiosidade caso tenha algum acidente ou viatura parada pois com isso o transito atrás vai piorando se tornando mais lento e dificultando mais ainda a vida na cidade.

    ResponderExcluir
  5. Li o objetivo do novo projeto que envolverá todos os alunos do colégio Gênese. Muito anciosa para começar o projeto!

    ResponderExcluir
  6. Oi, aqui é a Dani do 1°Em
    Oba, os pequenos denovo! foi muito legal trabalhar da primeira vez, e tenho certeza que também será agora.
    Já li o Projeto, e tenho algumas coisas em mente já... Agora é só começar !

    ResponderExcluir
  7. Gostei do projeto!.Nosso transito anda muito violento ultimamente, o estado faz propagantas na tv para que á a pessoa tome consiencia que aquilo é errado para ter um transito melhor, mais issu dificilmente funciona, já q isso não funciona vamos ensinar nossos alunos a ter boas maneiras para que no futuro á uma melhor condiçao no transito.

    ResponderExcluir
  8. Laryssa de Araujo Gorato 3°EM15 de junho de 2011 às 21:58

    Trabalhar com o Fund II foi bem diferente do que eu imaginei,como eles são mais velhos tinha a impressão que nao aceitariam ser tutelados mas eles deram um retorno bem interessante.Alguns deles comentaram entre si e conosco sobre o projeto e essa integração e interesse são os principais ingredientes para o projeto funcionar corretamente.

    ResponderExcluir
  9. Hoje tivemos uma grande experiência, realizamos nosso projeto. Foi uma experiência muito boa, pois fomos muito bem recebidos por nossos alunos tutelados. Nós também fomos bem acolhedores; tivemos nossos momentos de nervosismo, pois nunca havíamos brincado e explicado um projeto para essa faixa etária, e em 50 minutos percebemos os problemas de alguns, o jeito de outros, o carisma...
    O meu grupo ficou com o 1º EF I (manhã e tarde), as crianças pulavam, brincavam, abraçavam, beijavam, e nos chamava de Vô, Pai, Irmão, porque para eles aquele momento foi muito legal, porque estávamos brincando e ensinando a eles de uma forma, diferente. Ao final demos lembrancinhas para eles.
    Explicamos as placas, como devemos agir e pensar na rua, com o intuito deles ensinarem para outras pessoas, explicarem para os pais, porque aliás quem não gosta de ver uma criancinha brincando e explicando as coisas para nós?
    Eles foram muito legais. No final a “professorinha” perguntou para a sala como fomos e todos nos elogiaram e falaram que merecíamos sete. Foi muito legal essa experiência, pois pudemos aprender e escolher nosso futuro, pois garanto que muitos saíram querendo trabalhar com crianças. Quando perguntávamos sobre as placas, o semáforo, onde devemos atravessar as crianças sabiam, mas queriam aprender mais, e depois que explicamos tudo eles começaram a brincar, pular, dar risada e isso foi muito gratificante, pois percebemos como nosso trabalho de semanas rendeu.
    Esperamos poder fazer esse projeto de novo e ficar com as crianças!
    Pedro, Lucas, Vinícius, Angelo e Mário

    ResponderExcluir
  10. Trabalhar com o 8ºano do Fund.II, foi bem o estranho, não houve tanta interação como Fund.I, pareciam que estavam com medo de nós ou algo parecido. A parte que chamou realmente a atenção deles foram os vídeos que nós e o grupo que tutelou o 9º ano mostrou, onde surgiram alguns comentários para discutirmos.

    Jéssica Simões e Pamella da Silva 3ºano EM

    ResponderExcluir
  11. bom, trabalhar com o fundamental foi mais tranquilo do que pensei, mesmo eles não expondo suas ideias e acontecimentos que já presenciaram, conseguimos dizer e mostrar o necessario para que todos tomem mais cuidado com o transito, porque o jovem de hoje é o futuro do amanhã.

    ResponderExcluir
  12. Talita Layane - 3 ª EM20 de junho de 2011 às 19:48

    o projeto que aplicamos no 9° ano na semana passada foi muito legal, principalmente pela "parte ruim", das distrações que podem provocar acidentes. A unica coisa que pude perceber é que a maioria dos alunos ficaram um pouco envergonhados com a nossa presença, mais fora isso, adorei ter aplicado o projeto e gostei do retorno (mesmo que pouco) da parte deles.

    ResponderExcluir
  13. Trabalhar com a turma do Fundamental foi uma experiência muito boa. Espero que os vídeos que foram mostrados possam ser uma forma de conscientização na vida de todos eles. :)


    Larissa Maffra 3º E.M

    ResponderExcluir
  14. Nesse projeto, imaginávamos que haveria uma dificuldade maior por conta de serem crianças menores e mais dispersas. Mas ao decorrer percebemos que estavamos enganados e curtimos bastante desenvolver o projeto com essa turma.
    Apesas dos imprevistos, ao ver-los concentrados e de certa forma reconhecendo todo aquele esforço , foi muito mais significativo.

    Hannah , Lais Bueno , Ricardo , Victor Lodo.

    ResponderExcluir
  15. Angelo Gorato Neto foi uma experiência gratificante, gostei muito de ter tutelado as crinças da primeira serie tenter ser o mais acolhedor possivel com aqueles que tinha dificuldade de se entreter...aprendi algumas coisas com eles ensinei tambem ............ espero que ele tenham se entretido e aprendido bastante com as nossas explicações

    ResponderExcluir
  16. Danielle, Luiz, Viviane, Leonardo, Kafilei
    Nós elaboramos uma caça ao tesouro, que por sinal foi muito bem aceita pelos alunos do 7°ano, pois apesar de termos enfrentado algumas dificuldades no encaminhamento da 'brincadeira' fomos persistentes e dicidimos enfim fazer por fim isto mesmo. Na aplicação da gincana com as crianças, não tivemos o menor problemas, pois todos eles ficaram comportados, e aceitaram facilmente a brincadeira proposta, e inclusive, conseguiram achar as dicas rapidamente. Achamos que este trabalho foi muito legal, gost6amos muito de aplica-lo com o 7°ano.
    20 de junho de 2011 17:58

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.