quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Política no Brasil

No dia 3 de outubro, ocorreram as eleições para a presidência do Brasil, o que trouxe várias questões à tona.
Uma delas, é sobre o deputado Tiririca, que foi eleito com 1 milhão e 300 mil votos, o que foi considerado um tipo de "protesto" do povo brasileiro, porém, não seria melhor que todos votassem nulo ou branco do que votar num deputado que está sendo acusado de possível analfabetismo? Afinal, caso o número de votos brancos e nulos seja maior que 51%, uma nova eleição será feita, onde nenhum dos candidatos anteriores poderá se eleger. Mas invés disso, o povo decidiu eleger um personagem que apareceu na política fazendo palhaçadas apenas por ser engraçado.
No exterior, caso seja comprovado que Tiririca é analfabeto, logo seremos alvo de piadas, afinal, teríamos eleito um deputado federal analfabeto.
A candidata Dilma (candidata à presidência do Partido Trabalhista, o PT), cujo partido víamos muito nos jornais envolvido em escândalos com a corrupção. O que nós devemos fazer nessa situação em que a candidata à presidência faz parte de um partido com tantos escândalos envolvendo a corrupção? Quem nos garante que ela não seja uma corrupta? Simplismente devemos esquecer o passado do partido?
Tambem temos o cadidato Serra, que apresenta varias propostas em relação a melhoria
da saúde, porem ele ''só'' fala na melhoria da saúde, e onde é que se encaixa a melhoria de educação, do desemprego, do transporte, da segurança e todas as outras coisas? Quando ele era governador de São Paulo, ele falava que ia melhorar a saude, e qual foi o resultado?!
Como esse dois candidatos estão no segundo turno, nós devemos parar para pesquisar sobre o passado deles, suas propostas se eleitos e nos preocupar mais com o futuro do país.
Mas tambem tem outro problema, que é que o brasileiro não esta nem um pouco interessado com a política do próprio país. Porém, se nós brasileiros não começarmos a ligar para a politica, onde o Brasil irá parar?

10 comentários:

  1. A política não é para se brincar. Ao votar devemos lembrar que isso foi conquistado por nossos antepassados e que hoje não deveríamos gozar desse direito assim, deveríamos usar esse direito de forma mais consciente, temos que parar com a mania de votar só por votar e após um ano de eleições nem ao menos lembrar nosso voto. Quanto mais cedo a política for estimulada entre os jovens eleitores, mais cedo vamos conseguir tornar a política mais séria e consciente.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida é necessário saber que ser eleitor não é só ter o título,que nem é mais necessário na hora de votar,é lutar por uma melhora no seu país.

    ResponderExcluir
  3. Realmente precisamos ter consciencia do voto, pois só assim nós poderemos lutar por um País melhor, e não levar a politica na base da bricadeira.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o povo brasileiro deveria pesquisar sobre o passado e o futuro dos candidatos. E deveriamos pesquisar em fontes seguras porque tem muitas fontes que querem ajudar esse candidatos.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Raposo 3ºEM4 de novembro de 2010 às 08:59

    A Politica nãe é brincadeira, o eleitor tem que saber muito bem em quem ele vai votar, e não votar somente por impulso, ou porque viu sua propaganda na Televisão e achou ele engraçado, o eleitor tem que intende que a decisão que deve ser tomada, vai valer para toda a sociedade, não só para ele .

    ResponderExcluir
  6. Caio César Franco De Lima. =)16 de novembro de 2010 às 17:20

    A população pode ter tido uma boa iniciativa em protestar contra a política nas urnas, por isso acompanhamos a vitória de tiririca nessas eleições. Mas o que não foi pensando é que dessa forma, o protesto pôde ter feito um mal para a própria população que resolveu protestar, afinal quem vai estar lá defendendo os interesses do povo, vai ser um "palhaço" sem a devida formação para exercer um cargo tão importante como o de Dep. Federal. Agora o que resta para o povo, é aprender com os erros. E que isso sirva de exemplo, para que em uma próxima eleição o mesmo erro não venha se repetir.

    ResponderExcluir
  7. Devemos ter consciência antes de votar, para que possamos votar em uma pessoa que ira fazer juz ao cargo destinado. Podemos buscar essa consciência estudando mais o passado dos candidatos, sendo assim ficaríamos mais baseados e votaríamos com certeza de que estamos fazendo a coisa certa.

    ResponderExcluir
  8. Laryssa de Araujo Gorato 2° EM16 de novembro de 2010 às 18:47

    É claro que se analfabetismo de Tiririca for comfirmado a imagem não só do país mas tambem do eleitor brasileiro vai ficar muito prejudicada.Que no Brasil só se vota porque é obrigatório e não por patriotismo já se tornou senso comum mas ainda restam alguns poucos que acham que podem mudar alguma coisa e resolvem protestar de uma forma inutil.Não acho que tenha ido para o segundo turno os melhores candidatos mas talvez os menos piores e o passado dos candidatos importa sim mas hoje é muito mais facil só votar naquele que tem a carinha mais bontinha ou que vai favorecer mais sua classe diretamente pouquissimos param para pesquisar sobre os candidatos e só acabam se deixando persuadir as vezes pela oposição e país provavelmente vai parar em algo muito proximo do que hoje ja conhecemos com CPI disso e daquilo e tudo acabando em pizza com poucas excessões só para o governo fingir que está fazendo alguma coisa para mudar essa realidade.

    ResponderExcluir
  9. Seria muito melhor se as pessoas pensassem de verdade antes de votar.

    ResponderExcluir
  10. As pessoas devem entender a responsabilidade que é ser eleitor, nao devemos votar em qualquer um que aparece na tv e fala que vai fazer tudo. Devemos pesquisar bem e tirar nossas proprias conclusoes sobre os candidatos.

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.