quinta-feira, 31 de maio de 2012

Prêmio das Crianças do Mundo - 2012






"Todos os anos, milhões de crianças em todo o mundo organizam sua própria Votação Mundial pelos Direitos da Criança. Elas chegam ao local de votação em camelos e bicicletas, em barcos, a pé, em motos de neve ou carroças puxadas por cavalos.


Na primeira Votação Mundial, em 2001, 19.000 crianças participaram. Em 2009, mais de 7,1 milhões de crianças votaram. Mesmo as crianças em estados de partido único e que vivem em ditaduras participam. Na Birmânia, as crianças usam revistas e cédulas contrabandeadas através da fronteira com a Tailândia. No Zimbábue, mais de meio milhão de crianças participaram da votação organizada pelas meninas da Girl Child Network.


Na primeira Votação Mundial, em 2001, 19.000 crianças participaram. Em 2009, mais de 7,1 milhões de crianças votaram. Mesmo as crianças em estados de partido único e que vivem em ditaduras participam. Na Birmânia, as crianças usam revistas e cédulas contrabandeadas através da fronteira com a Tailândia. No Zimbábue, mais de meio milhão de crianças participaram da votação organizada pelas meninas da Girl Child Network."
http://worldschildrensprize.org/



No Colégio Gênese participamos, todos os anos, desse importante movimento. Trabalhar com o prêmio nos proporciona reconhecer o Outro, dentro de contexto social e cultural diferentes do nosso. Nos permite, também, sairmos da zona de conforto de nossa realidade.
Ao estudarmos os candidatos e suas lutas, percebemos que muitas coisas podem ser reconhecidas em nossa realidade cultural. Crianças em situações de risco existem, muitas vezes, tão perto e não percebemos.
O projeto é trabalhado com todas as turmas do colégio, respeitando sua maturidade e conhecimento, buscando desenvolver o sentido de agente histórico e social de cada um.
Nos envolvemos em discussões e conversas desde o mês de março e culminamos com a votação em maio.

Os alunos do Terceiro Ano trabalham o projeto de uma forma bem lúdica com os alunos do fundamental I. Buscam, através de jogos e brincadeiras, mostrar o objetivo principal do Prêmio das Crianças do Mundo: o respeito aos direitos de todas as crianças. Mostram também, que há pessoas, em diferentes culturas, que lutam pelas crianças e trabalhem a construção de um mundo melhor para todos.

Em um total de 163 crianças votantes tivemos a seguinte apuração:

Anna Mollel = 73 votos.
Sakena Yacoobi = 32 votos.
Ann Skelton = 58 votos.

A homenageada escolhida pela votação mundial deste ano foi Anna Mollel, mas devemos nos lembrar que todas as homenageadas ganham, pois seus trabalhos são importantes em seus países de origem.

Saiba um pouco mais sobre Anna Mollel e sua luta.

Aos seis anos, Anna Mollel percebeu, pela primeira vez, como era difícil a vida das crianças deficientes nas aldeias massai, no norte da Tanzânia. A pior experiência veio muitos anos depois, quando ela já tinha um longo histórico na luta pelos direitos das crianças deficientes.

Anna chegou a uma aldeia que acreditava estar totalmente desocupada, mas encontrou, abandonada no chão de uma casa, uma menina de oito anos que não conseguia se mexer e que teria morrido se Anna não tivesse ido até lá. Saiba mais sobre Anna e seu trabalho na revista O Globo

Anna Mollel é nomeada ao Prêmio das Crianças do Mundo 2012 por sua longa luta de mais de 20 anos em prol das crianças deficientes nas áreas rurais pobres do nordeste da Tanzânia.
Graças a Anna e à sua organização, o Huduma ya Walemavu, milhares de crianças com deficiência têm a oportunidade de viver uma vida digna. Elas recebem assistência médica, cirurgia, fisioterapia, terapia, cadeiras de rodas e outros dispositivos de suporte, a oportunidade de ir à escola, segurança e amor.

Anna sempre consegue ações em prol das crianças deficientes, ao falar sobre seus direitos para políticos e organizações, mas especialmente às pessoas nas aldeias rurais remotas.

Desde 1990, 12.500 crianças, principalmente da etnia massai, têm uma vida melhor graças a Anna e ao Huduma ya Walemavu. Crianças que teriam sido negligenciadas, abandonadas e poderiam ter morrido se não fosse pela luta de Anna em prol de seus direitos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.