PROJETO ORIENTAÇÃO
VOCACIONAL
Segue, abaixo,
retirado do Guia das Carreiras, portal G1, informações sobre a carreira de
aviação civil.
28/02/2012 07h00 - Atualizado em 28/02/2012 07h00
Guia de carreiras: aviação civil
Curso superior tem vantagens em relação à formação
dos aeroclubes.
Além de ser piloto, estudante pode atuar em áreas administrativas.
Além de ser piloto, estudante pode atuar em áreas administrativas.
Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
Quem
pretende se tornar piloto de avião tem dois caminhos: pode fazer um curso em
algum aeroclube ou, ainda, optar por uma graduação de aviação civil oferecida
por instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Uma das vantagens de quem tem formação superior nesta área é que, segundo
especialistas, na hora de contratar pilotos, as grandes companhias aéreas
exigem menos horas de voo e estes ingressam mais rápido no mercado de trabalho
do que os formados em aeroclubes.
Assista vídeo acima sobre a carreira de aviador civil.
Uma hora de
voo pode custar até R$ 1.000 e toda a parte prática é realizada nos aeroclubes.
As instituições de ensino costumam ter simuladores de voo, mas eles não são
suficientes para o estudante cumprir a carga horária exigida pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) na formação de pilotos.
"Para
a Anac, tanto o aeroclube como a universidade são escolas de aviação. Temos a
mesma homologação dos aeroclubes. A grande diferença é que o aeroclube ensina
somente aquilo que ocorre no voo e a universidade ensina também todas as áreas
relacionadas, e proporciona um conhecimento amplo em relação à aviação",
afirma Edson Luiz Gaspar, coordenador do curso de aviação civil da Universidade
Anhembi Morumbi.
O conteúdo
do curso de aviação civil inclui disciplinas relacionadas à física como
aerodinâmica de voo, navegação, meteorologia e regulamento de tráfego aéreo. A
duração é de três anos. A graduação também habilita o profissional a trabalhar
em áreas administrativas como gestor de aeroportos ou de empresas aéreas.
"Na
aviação há várias carreiras com diferentes atuações. Em uma companhia aérea,
por exemplo, há pessoas que gerenciam a aeronave, a compra e a venda das
passagens, elaboram a escala de voo, cuidam da saúde do piloto. Há uma equipe
muito grande que permite que o piloto voe e atinja seu destino", diz
Gaspar.
Por conta
dessa ampla capacitação é comum, de acordo com o coordenador, muitos alunos
ingressarem na aviação civil em cargos administrativos para bancar a parte
prática do curso com as horas de voo e depois migrarem de área e se tornarem
pilotos.
Apesar das
vantagens, a graduação, no entanto, pode ser uma opção mais cara se comparada
ao curso dos aeroclubes. Segundo Gaspar, a faculdade custa de R$ 120 mil a R$
150 mil, incluindo as horas de voo, enquanto no aeroclube, o preço deve ficar
em torno de R$ 100 mil.
Percurso para voar
Depois de passar por uma rígida bateria de exames médicos no Hospital da Aeronáutica, estudar a parte teórica, fazer 40 horas de voo e concluir o primeiro ano de faculdade, o estudante recebe o brevê (licença) para atuar como piloto privado, o que não permite que ele seja remunerado. A partir do segundo ano do curso, com nova série de exame e mais 40 horas de voo instrumental e outras 70 horas de voo (noturno e diurno), o estudante adquire o brevê de piloto comercial e já pode trabalhar.
Depois de passar por uma rígida bateria de exames médicos no Hospital da Aeronáutica, estudar a parte teórica, fazer 40 horas de voo e concluir o primeiro ano de faculdade, o estudante recebe o brevê (licença) para atuar como piloto privado, o que não permite que ele seja remunerado. A partir do segundo ano do curso, com nova série de exame e mais 40 horas de voo instrumental e outras 70 horas de voo (noturno e diurno), o estudante adquire o brevê de piloto comercial e já pode trabalhar.
Carlos
Kodel, de 37 anos, é piloto da Avianca Linhas Aéreas e se formou em aviação
civil em 2003 pela Anhembi Morumbi. Para ele, a faculdade deu uma boa base para
a progressão da carreira. "No curso você tem acesso a uma gama de matérias
que te dão uma noção de 360 graus de tudo que ocorre a sua volta. Pilotos que
têm curso superior de aviação levam vantagem e as empresas aéreas entenderam
isso."
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