quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


FILOSOFIA

O MITO DE PANDORA


Prometeu, deus cujo nome em grego significa "aquele que vê o futuro", doou aos homens o fogo e as técnicas para acendê-lo e mantê-lo. Zeus, o soberano dos deuses, se enfureceu com esse ato, porque o segredo do fogo deveria ser mantido entre os deuses. Por isso, ordenou a Hefesto [1], que criasse uma mulher que fosse perfeita, e que a apresentasse à assembléia dos deuses. Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, vestiu essa mulher com uma roupa branquíssima e adornou-­lhe a cabeça com uma guirlanda de flores, montada sobre uma coroa de ouro. Hefesto a conduziu pessoalmente   aos deuses, e todos ficaram admirados; cada um lhe deu um dom particular:
Atena lhe ensinou as artes que convêm ao seu sexo, como a arte de tecer;
Afrodite lhe deu o encanto, que despertaria o desejo dos homens;
As Cárites, deusas da beleza, e a deusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro;
Hermes, o mensageiro dos deuses, lhe concedeu a capacidade de falar, juntamente com a arte de seduzir os corações por meio de discursos insinuantes.
Depois que todos os deuses lhe deram seus presentes, ela recebeu o nome de Pandora, que em grego quer dizer "todos os dons".
Finalmente, Zeus lhe entregou uma caixa bem fechada, e ordenou que ela a levasse como presente a Prometeu. Entretanto, ele não quis receber nem Pandora, nem a caixa, e recomendou a seu irmão, Epimeteu, que também não aceitasse nada vindo de Zeus. Epimeteu, cujo nome significa "aquele que reflete tarde demais", ficou encantado com a beleza de Pandora e a tomou como esposa.
A caixa de Pandora foi então aberta e de lá escaparam a Senilidade, a Insanidade, a Doença, a Inveja, a Paixão, o Vício, a Praga, a Fome e todos os outros males, que se espalharam pelo mundo e tomaram miserável a existência dos homens a partir de então. Epimeteu tentou fechá-la, mas só restou dentro a Esperança, uma criatura alada que estava preste a voar, mas que ficou aprisionada na caixa [...] e é graças a ela que os homens conseguem enfrentar todos os males e não desistem de viver.
NOTAS:
[1] deus do fogo e das habilidades técnicas
___________
FONTE: (CHALITAVivendo a filosofia, 2004, p.26).

8 comentários:

  1. O que se pode dizer a partir do texto é que Zeus queria uma mulher perfeita para que Prometeu cai-se nos seus encantos e aceita-se a caixa. Mas Prometeu já deveria saber que Zeus iria fazer algo, por isso quando foi dito que era presente de Zeus ele a mandou embora. Porém Epimeteu não deveria saber o que Prometeu fez para que Zeus lhe fize-se mal.

    PS: Sempre achei que fosse a curiosidade de Pandora que havia aberto a caixa!

    ResponderExcluir
  2. Pandora foi a primeira mulher em que Zeus criou para fazer um tipo de castigo para todos os homens por razão ao Prometeu de roubar o segredo da caixa para os homens
    Ass : Layla

    ResponderExcluir
  3. Pandora foi a primeira mulher que existiu, criada por Hefesto (deus do fogo)Recebeu dos deuses varias qualidades, como a gtraça a beleza a persuação a inteligencia a paciencia e a habilidade na dança e trabalhos manuais.Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que os deuses tinham lhe dado e nela continha todos os males. Avisou a Pandora para não abri-la, ela muito curiosa não resistiu e abriu e dela saiu todos os males que assolam a humanidade , por mais depressa que procurassem fecha-la somente ficou um único bem a esperança e dela em diante foram todos os homens afligidos.

    ResponderExcluir
  4. Os deuses fizeram Pandora com otimas qualidades inclusive a beleza. Zeus deus uma caixa há ela, para ela levar ao Prometeu. Ele recusou a caixa e a Pandora, e ele avisou seu irmão para nao abrir a caixa e nem aceiar Pandora, mais o irmao ficou encantado, casou-se com ela e abriu a caixa, de onde sairam varios males.

    Obs: ele se iludiu com a aparencia e nao escultou seu irmao, mesmo ele tendo mais experiencia, e percebeu que nada é perfeito !

    ass: Marcella C. Zeron

    ResponderExcluir
  5. É que Zeus queria uma mulher perfeita para que Prometeu cai-se nos seus encantos e aceita-se a caixa.Epimeteu tinha em seu poder uma caixa que os deuses tinham lhe dado e nela continha todos os males. Avisou a Pandora para não abri-la, ela muito desesperada não resistiu e abriu caixa e dela saiu todos os males e desesperada quis vexar caixa mas nao eu ela ficau somente um único bem a esperança e dela em diante foram todos os homens afligidos.

    ResponderExcluir
  6. Pandora foi um meio criado por Zeus para punir Prometeu, por ter revelado o segredo do fogo para humanidade, Pandora tinha o poder de seducao, assim atraindo Prometeu, que se casou com ela, e ate aquele momento a humanidade teria vivido em harmonia, mas Pandora resolveu abrir sua caixa
    assim liberando todos os males da humanidades e suas desgracas .
    Ass: Lucas Martinez

    ResponderExcluir
  7. Henrique T. de Souza12 de março de 2012 às 23:19

    Zeus procurou como vingança criar fraquezas na humanidade, a ingenuidade de Epimeteu fez com que os "pecados" fossem liberados, restando somente a esperança, que representa a perseverança/vontade do homem.

    ResponderExcluir
  8. Sobre esse texto pode - se perceber que quando Zeus descobriu o que Prometeu fez ficou enfurecido e fez com que uma mulher perfeita que enlouquecessem os homens com tais qualidades . Atraves disso criou um meio para se vingar de Prometeu...
    E Epimeteu se casou com Pandora, que tinha todas as qualidades de uma mulher perfeita .
    Um dia porem ela resolveu abrir a caixa que Zeus tinha lhe dado e assim espalhou o mal e pela humanidade assim se vingando de Prometeu que nao quis receber a caixa , mas seu irmao a recebeu...

    Ass : Ingrid

    ResponderExcluir

Solicitamos que:
não usem palavras de baixo calão;
não expressem opiniões preconceituosas.