Prêmio das Crianças do Mundo
O Prêmio das Crianças do Mundo é um programa educacional, voltado para crianças e jovens, que tem como objetivo contribuir para um mundo mais humano. Envolve 53.800 escolas, com mais de 24,5 milhões de estudantes, em 102 países . Todos os anos, milhões de crianças aprendem sobre direitos da criança, democracia e amizade mundial através do programa. Na Votação Mundial, as crianças escolhem quem irá receber o prêmio pelo trabalho extraordinário em prol dos direitos da criança. Os nomeados ao prêmio são selecionados por um júri infantil cujos membros são especialistas em Direitos da Criança a partir de suas próprias experiências de vida – como crianças soldados, escravas por dívida, crianças moradoras de rua, crianças que lutam pelos direitos da criança e outras. Os homenageados com o Prêmio tornam-se modelos para milhões de crianças. O prêmio em dinheiro, USD 100.000 em 2011, é usado para ajudar algumas das crianças em situação mais vulnerável no mundo a ter uma vida melhor.
No Colégio Gênese esse projeto envolveu todos os alunos!
Como parte do conteúdo das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História buscamos no período de 14 de março a 19 de abril trabalharmos conceitos e valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
Partindo do conhecimento da vida e projeto dos três nomeados de 2011, elaboramos atividades de discussão e reflexão sobre as condições em que vivem muitas crianças em diversas parte do mundo, e a partir dessas reflexões extrapolamos para a conhecimento de nossa própria sociedade e suas mazelas.
Trabalhando com a dinâmica de grupos tutores elaboramos um projeto envolvente que proporcionou aos alunos o desenvolvimento de habilidades como, flexibilidade, organização, coordenação, leitura e escrita entre outras. As atividades resultantes do projeto foram expostas em três etapas:
A primeira etapa ocorreu quando os alunos da 2ª série do ensino médio, no papel de tutores, após apresentação do tema, elaborou junto aos alunos do 6º ano o concurso das urnas que seriam utilizadas, escolhidas mediante votação de todo os alunos do colégio. Esses mesmos tutores orientaram a confecção de cartazes e desenhos para as cabines de votação, executados pelos alunos do 7º ano. A outra etapa aconteceu quando os alunos da 3ª série do ensino médio, após pesquisa do tema e elaboração de material lúdico correpondente, apresentaram as turmas do ensino fundamental I a proposta do Prêmio das Crianças do Mundo com uma linguagem apropriada e jogos interativos. A finalização do projeto se deu com a apresentação dos nomeados, pelos alunos do 8º e 9º anos, tutelados pela 1ª série do ensino médio, através de pequenas peças e apresentações.
A votação, dirigida pelo 6º ano, e envolvendo 201 alunos deu a Monira Rahman o maior número de votos da escola.
Todos os alunos envolvidos no projeto, com certeza, tiveram a oportunidade de conhecer novas realidades, culturas diferentes, assim como aprenderam a lidar com seus companheiros de escola, sendo no papel de tutores ou tutelados, buscando desenvolver a flexibilidade, a solução de problemas, a compreensão e principalmente o respeito pelo Outro, fundamental para o desenvolvimento de um indivíduo melhor, que fará a diferença na sociedade, como um todo.