quinta-feira, 26 de maio de 2011

Expoliteratura Colégio Gênese

A Expoliteratura reúne e expõe para a comunidade escolar as produções literárias dos alunos do Colégio Gênese, desenvolvidas a partir dos projetos de leitura realizados no primeiro semestre.
O Colégio vira uma grande festa onde os grupos de alunos, auxiliados por seus professores, organizam oficinas onde os visitantes são convidados a vivenciar os livros lidos.
São promovidos teatros, exposição dos livros escritos pelos alunos, feiras de livros, oficinas interativas e muitas oportunidades de conhecer novos livros.
O tema desse ano é Histórias arrepiantes: literatura de suspense e mistério, venham e aproveitem!!!!

domingo, 22 de maio de 2011

Domínio Público

Esse site é muito interessante para todo mundo, mas principalmente para os alunos!
O site fornece diversos livros e que já estão em domínio público, isto é cujos autores já morreram há mais de 70 anos.
Eles estão por ordem de maior procura: os mais populares primeiro e os menos populares por último.
Explorem! Há muitos livros pedidos pelos professores durante o curso de Ensino Médio, além de outros muito interessantes!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Por Um Trânsito Solidário

 Projeto – Por um trânsito solidário

Esse projeto tem como meta aliar o concurso educacional da CET aos objetivos de séries, elaborados pelos professores, coordenação e direção de nosso colégio, e aos objetivos específicos das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História.
Os alunos devem ser incentivados a ações que os tornem indivíduos críticos, argumentativos e agentes de suas próprias histórias; que reconheçam que suas ações cotidianas são responsáveis pela formação da sociedade em que vivem; que percebam a necessidade de atitudes responsáveis, para si e para o outro; que sejam éticos buscando não tirar proveito de situações; que se tornem acolhedores com as dificuldades alheias; que tenham maior compreensão, não só com os seus desejos, mas com o dos outros também.
Como um concurso sobre trânsito pode nos ajudar a alcançar esses objetivos?
O tema proposto pelo CET, segurança no trânsito, proporciona o trabalho com diversos conceitos formadores, tais como responsabilidade, respeito, ética e cidadania, conceitos estes que embasarão as ações e atividades propostas.
Os alunos do ensino médio irão, após pesquisa e discussão em grupo, produzir materiais, tais como vídeos, jogos de tabuleiros, desenhos para colorir, placas de sinalização, jogos interativos de trânsito, cantigas de roda entre outros. Estes materiais servirão de base para que os alunos, chamados de tutores, de uma forma lúdica e dinâmica, passem o conteúdo que embasará os trabalhos dos alunos tutelados, das turmas do infantil ao fundamental II.
Os temas indicados pela CET estão divididos em categorias:

QUEM PARTICIPA
TRABALHO
TEMA
Alunos de Educação Infantil (que tenham 3 anos ou mais)
Colagem
O que vejo no trânsito no meu caminho a pé casa/escola
Alunos do 1º ao 3º ano
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do 4º e 5º anos
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do 6º e 7º anos
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do 8º e 9º anos
Cartaz
Como atravesso a rua
Alunos do Ensino Médio
História em Quadrinhos
Pedestre: Eu respeito


As turmas tutoras e seus tutelados estão assim divididas:
TUTORES
TUTELADOS
3ª série do EM
Infantil; 8º e 9º anos
2ª série do EM        
1º ao 5º anos
1ª série do EM
6º e 7º anos

O período do projeto é do dia 23 de maio ao dia 20 de junho.


CET - Prêmio CET



CET - Prêmio CET

Novo projeto em fase de implantação!!!



Atenção! Vamos começar a trabalhar o Projeto CET - Por um trânsito solidário.

Olhem o site da CET para ficarem a par de prêmios e temas específicos de seus tutelados!

Em breve postarei os objetivos do projeto.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projeto Prêmio das Crianças do Mundo

Prêmio das Crianças do Mundo

O Prêmio das Crianças do Mundo é um programa educacional, voltado  para crianças e jovens, que tem como objetivo  contribuir para um mundo mais humano. Envolve   53.800 escolas, com mais de 24,5 milhões de estudantes, em 102 países .  Todos os anos, milhões de crianças aprendem sobre direitos da criança, democracia e amizade mundial através do programa.  Na Votação Mundial, as crianças escolhem quem irá receber o prêmio pelo trabalho extraordinário em prol dos direitos da criança. Os nomeados ao prêmio são selecionados por um júri infantil cujos membros são especialistas em Direitos da Criança a partir de suas próprias experiências de vida – como crianças soldados, escravas por dívida, crianças moradoras de rua, crianças que lutam pelos direitos da criança e outras. Os homenageados com o Prêmio tornam-se modelos para milhões de crianças. O prêmio em dinheiro, USD 100.000 em 2011, é usado para ajudar algumas das crianças em situação mais vulnerável no mundo a ter uma vida melhor.
No Colégio Gênese esse projeto envolveu todos os alunos!
Como parte do conteúdo das disciplinas de Filosofia, Sociologia e História buscamos no período de 14 de março a 19 de abril trabalharmos conceitos e valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
Partindo do conhecimento da vida e projeto dos três nomeados de 2011, elaboramos atividades de discussão e reflexão sobre as condições em que vivem muitas crianças em diversas parte do mundo, e a partir dessas reflexões extrapolamos para a conhecimento de nossa própria sociedade e suas mazelas.
Trabalhando com a dinâmica de grupos tutores elaboramos um projeto envolvente que proporcionou  aos alunos o desenvolvimento de habilidades como, flexibilidade, organização, coordenação, leitura e escrita entre outras. As atividades resultantes do projeto foram expostas em três etapas:
A  primeira etapa ocorreu quando os alunos da 2ª série do ensino médio, no papel de tutores, após apresentação do tema, elaborou junto aos alunos do 6º ano o concurso das urnas que seriam utilizadas, escolhidas mediante votação de todo os alunos do colégio.  Esses mesmos tutores orientaram a confecção de cartazes e desenhos para as cabines de votação, executados pelos alunos do 7º ano. A outra etapa aconteceu quando os alunos da 3ª série do  ensino médio, após pesquisa  do tema e elaboração de material lúdico correpondente, apresentaram as turmas do ensino fundamental I a proposta do Prêmio das Crianças do Mundo com uma linguagem apropriada e jogos interativos. A finalização do projeto se deu com a apresentação dos nomeados, pelos alunos do 8º e 9º anos, tutelados pela 1ª série do ensino médio, através de pequenas peças e apresentações.
A votação, dirigida pelo 6º ano,  e envolvendo 201 alunos deu a Monira Rahman o maior número de votos da escola.
Todos os alunos envolvidos no projeto, com certeza, tiveram a oportunidade de conhecer novas realidades, culturas diferentes, assim como aprenderam a lidar com seus companheiros de escola, sendo no papel de tutores ou tutelados, buscando desenvolver a flexibilidade, a solução de problemas,  a compreensão e principalmente  o respeito pelo  Outro, fundamental para o desenvolvimento de um indivíduo melhor, que fará a diferença na sociedade, como um todo.