sábado, 20 de novembro de 2010

Preconceito

Que o preconceito em qualquer uma de suas formas é uma pratica repreensível já é de senso comum, mas hoje queremos falar um pouco mais sobre o preconceito religioso. Está na constituição brasileira a liberdade de crença e de culto mas não é bem assim que as coisas acontecem no nosso país e também no mundo.As vezes o fato de uma pessoa ser dessa ou daquela religião faz com que a ela se sinta mais importante que o próximo e por isso o desrespeita por ser de uma religião diferente.Outro tipo de preconceito também inserido no preconceito religioso é o preconceito espiritual que nada mais é que o que se observa em nossas igrejas. Por exemplo, alguns pentecostais se acham mais santos do que os tradicionais, ou ainda alguns destes crêem ser mais fiéis a Deus do que os primeiros. Muitas pessoas que têm o dom de língua menosprezam os demais, crendo que pelo fato de "falar a língua dos anjos" são mais poderosos, como se “pudessem amarrar o diabo com mais facilidade”. A irmã que usa saia rachada é impura; a outra que apara o cabelo é mundana; o irmão que usa cavanhaque é profano; o outro que veste a roupa da moda é irreverente. Tudo isso é simplesmente uma forma de separar as pessoas pelo seu estilo por que não dizer, simplesmente pelo fato de querer ou não se comportar de tal maneira. Outro assunto que ainda deveria ser discutido é o ensino religioso nas escolas. Uns encaram esse ensino como uma forma de mostrar que no fundo todas as religiões são importantes e que cada uma delas tem suas semelhanças e suas divergências, mas acima de tudo que o objetivo desse estudo é ensinar como ser mais tolerante e flexível, por outro lado há aqueles que acham esse ensino religioso é uma forma de fazer apologia a essa ou aquela religião. Qual a sua posição sobre isso?

Espero que isso tenha sido de alguma maneira importante para vocês. Até a próxima postagem.

Preconceito

Preconceito

A pena de prisão imposta pelo Estado ao condenado tem como objetivo fazê-lo refletir sobre o porque de ser punido.

Estes estaram, mesmo após ter cumprido a pena que foi estabelecida, marcado para sempre pelo etigma de ser um ex-presidiario.

Todo esse preconceito e deficiencia no sistema judiciario, faz com que haja uma espécie de ciclo na maioria das vidas dos ex-presidiarios: Primeiro são presos, e quando soltos não há uma reincerção social do individuo, pois é dificil conseguir um emprego pelo preconceito e a falta de preparação que há dentro da cadeia, sabendo que muitas delas são obrigadas a educar os presos, o que faz muitos voltarem ao mundo de antes da prisão, roubão e voltam a cadeia.

42% de ex-penitenciários volta a praticar crimes e acaba na prisão mais uma vez. Ou seja, o sistema pune, mas não consegue cumprir a função de educar e de capacitar essas pessoas para enfrentar as mesmas condições que as levaram a praticar o primeiro delito. Como disse à Gazeta do Povo o coordenador nacional do Mutirão Car cerário promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, é preciso dar oportunidade aos egressos. Mas é muito difícil isso acontecer no modelo atual tendo em vista o déficit de 180 mil vagas no siste ma penitenciário. “Em presídio superlotado”, diz ele, “não se consegue fazer curso de capacitação, de educação, alfabetização e muitos presos são analfabetos funcionais.”


"sou uma ex-presidiaria e sofro com preconceitos sobre trabalho, e porque também tenho tatuagens. Tenho 44 anos, tenho 3 filhos e 2 netos.

A falta de emprego pra muitos ex-presidiarios fazem com que eles voltem ao crime. Eu fiquei viúva recente, em agosto, mas estou bem e não quero voltar a vida de antes, e sei que poderia estar melhor trabalhando, mas o preconceito me atrapalha bastante." - Valéria

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Preconceito Racial

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas diferentes e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferiridade, se sentindo, muitos povos, como sendo inferiores aos europeus.

Quando houve os primeiros contatos entre conquistadores portugueses e africanos, no século XV, não houve atritos de origem racial. Os negros e outros povos da África entraram em acordos comerciais com os europeus, que incluíam o comércio de escravos que, naquela época, era uma forma aceite de aumentar o número de trabalhadores numa sociedade e não uma questão racial.

No entanto, quando os europeus, no século XIX, começaram a colonizar o Continente Negro e as Américas, encontraram justificações para impor aos povos colonizados as suas leis e formas de viver. Uma dessas justificações foi a ideia errônea de que os negros e os índios eram "raças" inferiores e passaram a aplicar a discriminação com base racial nas suas colônias, para assegurar determinados "direitos" aos colonos europeus. Àqueles que não se submetiam era aplicado o genocídio, que exacerbava os sentimentos racistas, tanto por parte dos vencedores, como dos submetidos, como os índios norte-americanos que chamavam os brancos de "Cara pálidas".Podemos citar uma forma de racismo bem famosa, NAZISMO.

O ingles Houston Stewart publicou várias obras sobre a superioridade ariana e Alfred Rosenberg tambem publicou obras que reforçaram essa superioridade racial.

Estas foram aproveitadas pelo programa político do nazismo visando à unificação dos alemães utilizando a identificação dos traços raciais específicos do povo dos senhores. Como a raça alemã era bastante miscigenada, isto é, não havia uma normalidade de traços fisionômicos, criaram-se então raças inimigas, fazendo desta forma surgir um sentimento de hostilidade e aversão dirigido a pessoas e coisas estrangeiras. Desta forma, os nazistas usaram da xenofobia associada ao racismo atribuindo a indivíduos e grupos sociais atos de discriminação para amalgamar o povo alemão contra o que era diferente.


Camila,Daniel,Lucas e Renata 1°ano Médio

CyberBullying

O bullying, uma forma de agressão psicológica muito comum entre colegas de escola e de trabalho, invadiu com toda a força a internet, surgindo a expressão cyberbullying.

Uma pesquisa divulgada revela que quase 10% dos jovens dizem terem sofrido maus tratos no ambiente escolar e 17% passaram por isso na internet. Quem sofre violência na escola ou pela rede acaba perdendo o entusiasmo pelo ensino, a concentração e pode ainda desenvolver problemas mais graves como depressão.

Dados indicam que a maioria das vítimas do cyberbullying costuma se calar, chamado “sofrimento silencioso”. Os agressores estão sujeitos a cumprir medidas socioeducacionais, como fazer trabalho comunitário. Os pais também podem ter que responder a uma ação civil e pagar indenização à vítima.

Os filhos normalmente seguem o exemplo dos pais e isso pode deixá-los mais expostos em um ambiente onde a maioria das pessoas não tem muito controle. É interessante que os pais estejam inteirados do tipo de site e tecnologias que os filhos estão acessando ou usando. Não que se deva proibir o acesso à internet, mas seria interessante que os pais ensinassem os filhos a como lidar com esta ferramenta. E é importante não culpar as crianças vitimadas por esse tipo de comportamento, já que não é culpa delas não saber toda a extensão dos problemas que esse tipo de tecnologia pode criar.


Isabela,Pedro,Vinicius e Wagner 1°ano Médio

Preconceito de Gênero

Mulher.

Mulher nasceu sofrendo preconceito, desde os primórdios era considerado um ser inferior e de baixa resistência. Na idade média considerada um desgosto já que não podia tocar os negócios da família. Diversas teses tentam comprovar da onde ela surgiu, quem a enviou e o porquê. Até hoje ninguém comprovou a real origem dela, um mistério. Mistério esse que pode ter originado tudo.

Pulando para o hoje em dia, podemos observar a mulher como um homem só que com jornada dupla. Além dos já rotineiros serviços domésticos, elas estão assumindo cargos muito mais importantes nas grandes empresas e acabando com a antiga e injusta realidade dos homens ganharem mais. Segundo pesquisas realizadas entre 1976 e 2007, a mulher vem realizando um papel muito mais relevante do que o homem no crescimento da população economicamente ativa. Mas ainda sim existem alguns fatos que as impedem de assumir melhores colocações e qualificações no mercado de trabalho, como a estatística de que em média vinte e seis horas por semana são dedicadas ao lar, enquanto os homens gastam apenas dez horas.

Estando ou não no mercado, a maioria das mulheres realiza tarefas que são indispensáveis para a sobrevivência dos indivíduos a sua volta.

Com jornadas duplas, triplas ou quádruplas ainda somos mulheres. Merecemos que os homens puxem a cadeira quando vamos nos sentar, mas não nos olhe atravessado no ambiente de trabalho quando os ordenamos, até por que ordem é ordem.

Nossa luta talvez nem seja contra o preconceito de gênero, por que esse é obvio que já conseguimos superar, seja mesmo para que todos passem a respeitar as super mulheres que somos e todos os papéis que exercemos. Por que ser mulher é isso. Lutar por causas que podem ser impossíveis e mostrar que podemos superá-las.


Arnaldo,Caique,Gabriela e Juliana 1°ano Médio

Preconceito Socioeconômico

Devo dizer que "Preconceito Sócio-Econômico" é o maior de todos os preconceitos existentes no Brasil. As pessoas que são desprovidas de dinheiro, não conseguem espaço em lugares onde a cultura é mais elevada. Seja por aparência ou pelo modo de agir e falar, as pessoas da camada mais pobre sofrem o maior preconceito.

Esse preconceito começa no governo. A classe baixa não tem uma educação de qualidade. As escolas públicas não têm estrutura boa, as classes são superlotadas, muitas vezes os professores não são qualificados, os alunos não têm uma grande preocupação dos professores, pois são muitos, não recebem incentivos culturais e aprendem o que o governo quer. Nos hospitais públicos é a mesma coisa. Muitas vezes, os profissionais não se interessam e faltam causando mais demora no atendimento, faltam recursos nos hospitais para atenderem toda a população, os hospitais são desprovidos de tecnologia, são superlotados e super demorados. Outro exemplo que podemos citar é o transporte publico. Quem é desprovido de dinheiro e não pode comprar um carro, sofre com a super lotação desses transportes, com a falta de estrutura para atender a população, com as tarifas cada vez mais altas e sem a melhoria da estrutura.

A classe baixa sofre com o preconceito na hora de conseguir um bom emprego. Muitas vezes, por falta de recursos, não faz faculdade ou não concluiu os ensinos, então só são aceitos em trabalhos pesados e com remuneração baixa.

Então, basicamente, não é com a sua cor, raça ou língua que a sociedade olha; primeiro ela olha a sua aparência, ela te julga sem te conhecer. A classe baixa sofre muito com sociedade e isso começa no próprio governo.

Rebeca, Felipe, Luana e Guilherme . 1º ano- Médio

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Preconceito de Nacionalidade

Esse preconceito começa quando pessoas migram, assim se mistura estilos e culturas diferentes gerando um conflito e o preconceito.
No Brasil esse tipo de preconceito acontece com pessoas tanto de estados diferentes quanto de países diferentes que viram alvo de gozação. Quanto ao preconceito de nacionalidade por país podemos citar Portugal, que faz parte de inúmeras piadas contadas no nosso dia a dia. Um exemplo desse preconceito por estado é a Bahia, sempre que vemos algo fora do comum logo falamos que é uma coisa "baiana".
Infelizmente o preconceito de nacionalidade não acorre apenas no Brasil, Alguns países de primeiro mundo acham que os países de segundo mundo não possuem urbanização, ou se possuem é muito pouca.

A primeira presidente mulher eleita no Brasil: Dilma Rousseff

Com mais de 56% dos votos no segundo turno, é eleita Dilma Rousseff, do partido trabalhista, deixando para trás o tucano José Serra, que ficou com 44% dos votos.
Dilma tem uma proposta de governo bastante razoável, mas será que ela vai arcar com o que propôs e prometeu? Vamos as suas principais idéias para o futuro de nossa nação por áreas:
Programas sociais:
-Manter e aprofundar a principal marca do governo Lula - seu olhar social -, ampliando programas como o Bolsa Família e implantando novos programas com o propósito de erradicar a miséria na década que se inicia
Educação:
- Priorizar a qualidade da educação, contemplando medidas como o treinamento e a remuneração de professores; bolsas de estudo e apoio para que os alunos não sejam obrigados a abandonar a escola; e salas de aula informatizadas e com acesso à banda larga.
-Proteger as crianças e os mais jovens da violência, do assédio das drogas e da imposição do trabalho em detrimento da formação escolar e acadêmica. E, simultaneamente, oferecer aos jovens a oportunidade de começar a vida com segurança, liberdade, trabalho e a perspectiva de realização pessoal.
-Ampliar e disseminar pelo Brasil a rede de creches, pré-escolas e escolas infantis.
Saúde:
-Aprimorar a eficácia do sistema de saúde, garantindo mais recursos para o SUS, reforçando as redes de atenção à saúde e unificando as ações entre os diferentes níveis de governo; dedicando uma atenção ainda maior aos hospitais públicos e conveniados, as novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ao SAMU e a programas como o Saúde da Família, o Brasil Sorridente e a Farmácia Popular.
Reforma Urbana
-Colocar todo o empenho do Governo Federal, junto com estados e municípios, para promover uma profunda reforma urbana, que beneficie prioritariamente as camadas mais desprotegidas da população.
-Melhorar a habitação e universalizar o saneamento. Implantar transporte seguro, barato e eficiente. E reforçar os programas de segurança pública.
Meio Ambiente
-Fortalecer a proteção ao meio ambiente, reduzindo o desmatamento e impulsionando a matriz energética mais limpa do mundo; mantendo a vanguarda nacional na produção de bicombustíveis e desenvolvendo nosso potencial hidrelétrico; e cumprindo as metas voluntárias assumidas na Conferência do Clima, haja ou não acordo internacional.
Indústria, Agricultura e Inovação
-Aprofundar os avanços da política industrial e agrícola, enfatizando a inovação, o aperfeiçoamento dos mecanismos de crédito e o aumento da produtividade.
-Agregar valor a nossas riquezas naturais e produzir tudo o que pode ser produzido no Brasil.
-Continuar mostrando ao mundo que é possível compatibilizar o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio. Assegurar crédito, assistência técnica e mercado aos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, apoiar os grandes produtores, que contribuem decisivamente para o superávit comercial brasileiro.
Transparência
• Manter a transparência dos gastos públicos e aperfeiçoar seus mecanismos de controle. Combater a corrupção, utilizando todos os mecanismos institucionais.
• Concretizar, junto com o Congresso, as reformas institucionais que não puderam ser completadas ou foram apenas parcialmente implantadas, como a reforma política e a tributária.
• Aprofundar a postura soberana do Brasil no mundo, defendendo intransigentemente a paz mundial e uma ordem econômica e política mais justa.
• Manter o equilíbrio fiscal, o controle da inflação e a política de câmbio flutuante.

FONTE: http://www.dilma13.com.br/

O país já escolheu, agora é esperar pra ver o que vai acontecer, sorte para nós. A tendência desse “novo” governo é continuar o trabalho de Lula, que com certeza estará visualizando tudo de longe, para os Petistas de plantão isso é uma maravilha, porém não é toda população que concorda com esse governo (uma boa parte dela). O Brasil nessa eleição ficou bem divido, porém, no final das contas acabamos na mesma moeda, o PT. E voltando a dizer o que foi citado no começo do texto, sorte para nós, sorte para o Brasil.

Alunos: Bruno Valle e Caio César de Lima. 3ºE.M.

Manipulação do ibope a favor da DILMA

Se os petistas tivessem a certeza que têm os “analistas” e os 180 mil colunistas da imprensa brasileira de que a petista Dilma Rousseff vencerá a eleição, o PT poderia ficar parado, esperando cumprir-se a predição, que, em seus momentos mais patéticos, aspira até a certa matemática. Especialistas de si mesmos pontificam isso e aquilo com base na experiência acumulada que têm em… escrever os próprios textos!

Eu não sei quem vai ganhar; “eles” sabem por que têm um receio danado de contrariar a categoria… O que sei é que, há quatro anos, nesta fase, o então candidato tucano, Geraldo Alckmin, estava mais de 20 pontos atrás do candidato petista — era Lula, não Dilma. Computadas as urnas, a diferença foi inferior a sete pontos no primeiro turno. Entre maio e outubro, havia muita coisa no meio do caminho. Que as circunstâncias indiquem que Dilma é favorita, isso é óbvio. E faz tempo — o que já se apontou aqui. Daí a direcionar o noticiário como se fosse falta de objetividade considerar o resultado indefinido, vai uma grande diferencia.

Explico melhor se a muitos não ficou claro. Como se tem aquela certeza no horizonte procura-se contar a história presente a partir do fim. A única pauta que parece legítima do reportariado é apontar “princípio” de crise na candidatura tucana: “crise da queda nas pesquisas”; “crise do vice”; “crise no relacionamento com o DEM”; “crise da recusa de Aécio”, “crise do sei-lá-o-quê”… Afinal, o exército de colunistas precisa fazer o presente convergir com aquilo que é uma convicção sobre o futuro. Notem: uma coisa é ler números, tendências, apontar perspectivas. Outra, diferente, é rechear esse raciocínio prospectivo com supostas ocorrências. Uma segunda manifestação negativa desse comportamento está em simplesmente IGNORAR OS FATOS. Exemplifico.

Na semana passada, Serra e Dilma participaram de um seminário sobre saúde. Tenho relatos do evento — acreditem: de serristas e anti-serristas — afirmando que ele teve um desempenho excelente, e ela, nem tanto. E o que registrou a chamada “grande imprensa”? Os dois fizeram propostas parecidas! Mas é inegável que aquela pauta era de Serra, não de Dilma. A candidata petista “colou” o seu discurso ao do adversário. E isso não se apontou porque, bem…, porque poderia ser considerado “serrismo”. Para ser justo: houve um texto na VEJA.com a respeito.

Setores importantes da grande imprensa são hoje reféns da patrulha petista. Os patrulheiros pagos pelo partido têm lá do que se orgulhar: conseguem intimidar parte do jornalismo. E há, evidentemente, a infiltração partidária nas redações, velha conhecida.

O caso da Bolívia, então, chega a ser escandaloso. Tudo virou uma espécie de Fla X Flu. Serra acusou o governo boliviano de conivência com o tráfico. O governo da Bolívia protestou, claro! E também o fez o governo brasileiro, como se lhe coubesse participar do embate. Serra nem o incluiu na acusação —  o que pode e deve fazer porque, com efeito, o Brasil é um dos patrocinadores do governo Evo. O BNDES financia a estrada da coca. Leiam reportagem na VEJA desta semana sobre o brutal crescimento da produção de cocaína na Bolívia — quase a totalidade destinada ao Brasil. Segundo editorial da Folha, publicado no sábado, a crítica de Serra está na categoria “do subentendido infeliz e do ataque velado”. O que há de “subentendido” ou “velado” na fala do candidato tucano? Daria para ser mais direto do que ele foi? Esse editorial, aliás, vai me render outro post, abaixo.

Se esses setores da imprensa brasileira estão com preguiça de investigar, poderiam dar uma espiada na imprensa boliviana, facilmente encontrável na Internet, para saber como são as coisas. Nada! Não se fez nada! Ou se fez: na sexta-feira, Folha Online e Estado Online abriram suas páginas para o ataque dos petistas e do governo da Bolívia ao tucano: afinal, o jornalismo, hoje em dia, virou este troço em que um fala, o outro responde.e pronto! E a verdade? Bem, a verdade que se dane! Tudo é disputa. E, como essa gente acha que Dilma vai ganhar então as notícias sobre Serra são sempre filtradas por essa antevisão. Uma reportagem evidenciando que sua fala está certa seria… serissimo

Um leitor que ignorasse tudo sobre o Brasil e lesse a imprensa brasileira,certamente indagaria, mas como é que este tal Serra tem entre 35% e 38% do eleitorado há tanto tempo se ele é como pintam os atuais 3 milhões de colunistas da imprensa brasileira (eles já se multiplicaram entre o primeiro parágrafo e este)? Vai saber, não é? Vai ver o povo é sábio quando escolhe o candidato deles e deve ser imbecil quando escolhe algum outro.

A comunicação tem todo o direito de ter candidatos. Não podem é mentir. No mundo, eles deixariam claras as suas preferências. Esse esforço para pairar acima das escolhas, num lugar político e retórico que considero inexistente.

O leitor contemporâneo cobra uma pouco mais de transparência de quem escreve, apesar de muitas pessoas não aceitarem nessa heresia, ou seja, muitos não são a favor do jornalismo impresso diário se abrir a Internet. Ninguém acredita mais em um jornalista como confia em um juiz, por um simples fato, jornalista não é juiz.

Aluno: Leonardo Raposo. 3ºE.M.

As dez mentiras da Dilma Rousseff

01ª Mentira: Dilma disse que era mestre pela Unicamp no site da Casa Civil e na Plataforma Lattes: MENTIRA!

A VERDADE: Dilma Rouseff não obteve o título de mestre, confirmou a Unicamp.

02ª Mentira: Dilma disse que era doutoranda pela Unicamp no site da Casa Civil e no Sistema Lattes : MENTIRA!

A VERDADE: Dilma não é doutoranda, pois teve sua matrícula cancelada em 2000, por falta de inscrição, e acabou jubilada pela Unicamp.

03ª Mentira: Dilma disse na Plataforma Lattes que obteve o mestrado da Unicamp com uma dissertação sobre “Modelo Energético do Estado do Rio Grande do Sul”: MENTIRA!

A VERDADE: Dilma não apresentou dissertação nem obteve mestrado na Unicamp.

04ª Mentira: Dilma disse que não concluiu o mestrado porque assumiu a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre: MENTIRA!

A VERDADE: Dilma só assumiu o cargo de secretária da Fazenda em 1986, três anos depois de ter deixado o curso de mestrado, segundo informou oficialmente a Casa Civil.

05ª Mentira: Dilma disse que não sabia das informações mentirosas em seu currículo: MENTIRA!

A VERDADE: Pelo menos em duas ocasiões, quando foi entrevistada pelo programa Roda-Viva, da TV Cultura, Dilma ouviu impassiva as mesmas mentiras sobre seu currículo acadêmico publicadas pelo site da Casa Civil e pela Plataforma Lattes.

06ª Mentira: Dilma disse que foi presa por crime de opinião: MENTIRA!

A VERDADE: Como lembra o jornalista Elio Gaspari, “presos e condenados por crime de opinião foram o historiador Caio Prado Júnior e o deputado Chico Pinto, Dilma Rousseff militou em duas organizações que, programaticamente, defendiam a luta armada para instalar um Governo Popular Revolucionário (Colina, abril de 1968) ou um Governo Revolucionário dos Trabalhadores, expressão da Ditadura do Proletariado (VAR-Palmares, setembro de 1969).”

07ª Mentira: Dilma disse que não participou da luta armada, que não foi terrorista: MENTIRA!

A VERDADE: O também ex-guerrilheiro Darcy Rodrigues testemunha que uma das funções de Dilma era indicar o tipo de armamento que deveria ser usado nas ações e informar onde poderia ser roubado. “Só em 1969 ela organizou três ações de roubo de armas em unidades do Exército, no Rio”.A própria Dilma que contou, em entrevista: “Eu e a Celeste [Maria Celeste Martins, hoje sua assessora] entramos com um balde; eu me lembro bem do balde porque tinha munição. As armas, nós enrolamos em um cobertor. Levamos tudo para a pensão e colocamos embaixo da cama. Era tanta coisa que a cama ficava alta. Era uma dificuldade para nós duas dormirmos ali. Muito desconfortável. Os fuzis automáticos leves, que tinham sobrado para nós, estavam todos lá. Tinha metralhadora, tinha bomba plástica. Contando isso hoje, parece que nem foi comigo”.

08ª Mentira: Dilma disse que não tinha feito um dossiê sobre gastos pessoais da Dra. Ruth Cardoso e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: MENTIRA!

A VERDADE: Dilma informou, em um jantar com trinta empresários, que o governo estava colecionando contas de FHC consideradas incriminatórias. O jantar ocorreu um mês antes da ministra tentar justificar como “banco de dados” o dossiê produzido pela Casa Civil.

09ª Mentira: "Se o Brasil não tiver escolas de ensino profissional, médio e superior, não daremos salto na questão das nossas capacitações do mercado e do ensino para a formação de tecnólogos". (Ex-ministra Dilma Rousseff, em São Paulo, 31/05/10.): MENTIRA

A VERDADE: No ritmo do governo coordenado (?) pela ex-ministra Dilma, não haverá salto algum. Nos últimos sete anos e meio, o governo do PT marcou passo em relação ao ensino profissionalizante. Entre 2003 e 2009, o número de alunos das escolas técnicas federais aumentou só 9%, de 79 mil para 87 mil. No mesmo período, em São Paulo, no governo de José Serra, o número de alunos das escolas técnicas estaduais efetivamente deu um salto: aumentou 58%, de 78 mil para 123 mil.

10ª Mentira: "Eu vou resolver essa questão [as obras do aeroporto de Goiânia] porque já ficou comigo, era do PAC, virou uma questão pessoal. Eu assumo o compromisso de resolver da melhor maneira." (Ex-ministra Dilma Rousseff, em entrevista à rádio Terra FM de Goiás, 02/06/10.): MENTIRA

A VERDADE: A "mãe do PAC", Dilma Rousseff agora promete fazer o que o governo do PT não fez em sete anos e meio. O setor aéreo brasileiro vive o caos e corre o sério risco de entrar em colapso. Enquanto isso, entre 2004 e 2009, o governo Lula deixou de investir R$ 3,4 bilhões - 60% dos recursos previstos - para melhorar a infraestrutura aeroportuária do país.

Aluno: Elias Fernando. 3ºE.M.